ícone whatsapp

Curso de doces promove empreendedorismo e transforma vidas na Coophasul

09.07.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Com sucesso e lista de espera, novas turmas estão previstas no segundo semestre 

 

O “Curso de Doces e Salgados” acaba de formar sua terceira turma na região da grande Vila Nasser. No último mês, alunos de seis bairros da capital aprenderam técnicas profissionais de bolos confeitados, recheios, massas de salgados e pizzas além de orientações para venda e comercialização no curso promovido pelo Vereador Veterinário Franciso.

Para Cristiane Rocha, do bairro Santa Luzia, o curso foi a solução que tanto precisava para conciliar o sustento da casa com a maternidade.   

“Eu trabalhava como cabeleireira atendendo `a domicílio, mas com duas crianças pequenas estava impossível. Comecei a fazer bolo de pote mas precisava de algo que me abrisse portas como esse curso! Ele foi profissionalizante, mas a professora ensinou tudo sem complicação. Eu nunca imaginei que seria capaz de fazer o que estou fazendo! Já tenho dois bolos encomendados!” comemora. 

Ela ressalta como foi fundamental para mães como ela o fato do curso permitir que as crianças pudessem acompanhá-las: “A gente que é mãe e não consegue uma creche, não teria como fazer um curso desse de outra forma. Por isso agradeço demais o Veterinário Francisco por ter trazido um curso capacitador como esse para a comunidade, algo que nenhum outro vereador tinha feito até hoje.”

Investir na educação e capacitação é segundo o Veterinário Francisco uma das ações mais poderosas que um vereador pode fazer: “Um dia lá atrás eu precisei de quem fizesse algo similar pra mim e tive essa ajuda para começar. Hoje eu tenho a oportunidade de trazer um curso como esse, que está mudando a vida de mulheres e homens, dando a possibilidade de gerar renda e sustento para sua família e deixando uma herança poderosíssima que ninguém nunca tira de nós: o conhecimento! Isso é maravilhoso!”

A professora Jean Carla conta que tinha como objetivo mostrar com o curso que no momento atual com altas taxas de desemprego há sempre uma saída. “O curso dá uma oportunidade de trabalhar em casa e ganhar dinheiro com um baixo investimento”. E apesar do curso ser para iniciantes, vários já começaram a trabalhar e estão com bolos encomendados como a Cristiane e a estudante de Arquitetura e Urbanismo Lana Gabrielle do Amaral. 

Ela vendia doces para complementar a renda mas revela que com o curso pôde profissionalizar as técnicas de produção e venda. “Antes eu não manipulava com tanto cuidado e carinho os produtos e também não contabilizava certinho os processos.” Ela expressa a gratidão pela oportunidade lembrando que cursos como esses costumam ser muito caros “eu não poderia jamais pagar um curso desses, por isso é tão importante esse trabalho que o vereador está fazendo”. E deixa uma lição de empreendedorismo: “Agora tanto pra mim quanto pro meu cliente vai ficar tudo bem melhor!”

Rúbia Sibele
Assessoria de Imprensa do Vereador