ícone whatsapp

CPI das Contas: Crise atinge Funesp, que ‘aluga’ campos de futebol em troca de baldes de cloro

29.06.2015 · 12:00 · CPI

Ouvido nesta segunda-feira (29) pela CPI das Contas Públicas, instaurada na Câmara Municipal para apurar a situação financeira da Prefeitura de Campo Grande, o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), José Eduardo Amâncio da Mota, o “Madrugada”, revelou que a pasta tem ‘alugado’ seus espaços através de permuta. 
 
“A manutenção de clubes é feita com permuta. A gente tem feito permuta de locação de campo com balde de cloro [para a manutenção das piscinas]. A gente tinha uma empresa que prestava serviços, e não temos mais. Com isso, perdemos muito. Hoje, por exemplo, só temos um salva-vidas em cada local”, resumiu Madrugada, durante oitiva de quase duas horas com os vereadores Eduardo Romero, Airton Saraiva, Thais Helena, Vanderlei Cabeludo e Paulo Pedra, que compõem a CPI. 
 
Segundo o chefe da Funesp, para conter despesas, a pasta diminuiu o número de eventos, jogos e até mesmo de categorias em disputa nas competições. Além disso, reduziu as modalidades nos jogos municipais, o apoio às entidades esportivas e, dentro da própria Fundação, cortou comissionados e reduziu o custeio.
 
“É duro você saber que um garoto que treinou quatro anos não pode ir disputar uma competição nacional. Hoje, talvez, não podemos garantir isso. A situação é complicada. Para locar ônibus, a dificuldade é grande”, lamentou Madrugada. “Há um decreto da Prefeitura de que não se pode pagar diária para o técnico viajar. Chefe de delegação dorme mal, em um colchão, não tem sábado, nem domingo, e nem diária. É difícil e a gente está respeitando isso”, completou.
 
Segundo ele, a pasta tem, atualmente, um gasto de R$ 440 mil mensais com a folha de pagamento –há, também, funcionários cedidos de outras pastas, caso da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Madrugada ainda defendeu a necessidade de se contratar mais profissionais sem concurso.
 
“Às vezes o professor concursado não tem habilidades para trabalhar em determinadas áreas, como terceira idade e com os deficientes. Tem que buscar um profissional dessa área”, disse.
 
CPI – A CPI foi criada no último dia 5 de maio, com 10 assinaturas: Paulo Pedra, Thais Helena, Cazuza, Luiza Ribeiro, Chiquinho Telles, Alex do PT, José Chadid, Ayrton Araújo do PT, Eduardo Romero e Chocolate.
 
A Comissão tem como objetivo investigar se o aumento de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura ocorreu por aumentos salariais praticados pelas gestões anteriores ou devido à nomeação de comissionados por parte do atual prefeito Gilmar Olarte.
 
Além disso, vai investigar quanto da receita de folha de pessoal é destinada aos comissionados nomeados durante a gestão do prefeito, bem como se estão efetivamente trabalhando e se os recursos destinados ao pagamento destes estão atingindo sua finalidade.
 
Por fim, saber se houve realmente redução na arrecadação do município, principalmente com relação ao ICMS, IPTU, ISS.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal