ícone whatsapp

Chiquinho Telles defende criação de ‘Fundo Comunitário’ para fortalecimento do trabalho de lideranças da Capital

24.06.2019 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Ao ocupar a Tribuna da Câmara Municipal, na última sessão ordinária, Chiquinho Telles (PSD) propôs apresentar projeto de lei autorizativo para que a Prefeitura crie um ‘Fundo Comunitário’, visando o fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas lideranças de Campo Grande, consideradas pelo parlamentar de “vereadores sem mandato”.

Por ter começado sua vida pública como líder comunitário, Chiquinho Telles sabe como ninguém das dificuldades enfrentadas por esses “guerreiros que dedicam suas vidas em busca de melhorias a favor de sua comunidade”.  Ele argumentou que “nós que fomos presidentes de associações de moradores sempre convivemos com a preocupação diante dos impedimentos legais do Poder Público em executar, por exemplo, reformas de centros comunitários e clubes de mães”.

Para o Vereador, é fundamental fortalecer a atuação dos líderes comunitários, pois os sofrimentos encarados pelos presidentes de bairros durante o seu mandato são desestimulantes. Conforme ele, “essa falta de apoio está tirando o brilho das eleições comunitárias”.

Nas eleições das Moreninhas I e II, que sempre tiveram cerca de 10 chapas disputando a presidência das Associações de Moradores, exemplificou o Parlamentar, agora se restringiram à formação de uma chapa interessada em defender os interesses da comunidade. Isso acontece, observou Chiquinho Telles, devido às grandes dificuldades e falta de apoio do Poder Público.

Segundo o Vereador, muitos prédios de associações e clube de mães estão literalmente caindo por falta de manutenção. Ao visitar o bairro Coopharádio, lamentou, “encontramos um prédio amplo e centralizado, mas abandonado, trazendo sérios prejuízos aos moradores. Essa caótica situação é verificada em muitos outros bairros da Capital. Precisamos fazer alguma coisa para resolver isso”.

Chiquinho Telles defendeu a criação de um Fundo Comunitário para mudar a triste realidade vivida pelas lideranças que possuem um trabalho sério em prol da coletividade.

Os vereadores que apartearam Chiquinho Telles foram unânimes em elogiar a iniciativa que vem ao encontro do fortalecimento do movimento comunitário.

Repercussão nas redes sociais

O anúncio feito por Chiquinho Telles da pretensão de apresentar um projeto para criação do Fundo Comunitário teve repercussão positiva nas redes sociais. Lideranças agradeceram a sensibilidade do parlamentar em buscar meios legais para se garantir apoio ao trabalho comunitário.

Com seu gabinete itinerante e realização de ações sociais nos bairros, o Vereador é considerado grande parceiro das lideranças comunitárias de Campo Grande. Inclusive, ele luta também para tirar do papel a Lei 5.339, de 11 de julho de 2014, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria Municipal de Ação Comunitária para atuar em conjunto com as demais secretarias municipais no desenvolvimento de atividades comunitárias, procurando aprimorar a consciência da cidadania e integração da comunidade, bem como prestações de serviços voltadas à promoção da inclusão social. 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador