ícone whatsapp

Câmara reabre as portas à população com curso de capacitação para líderes comunitários

20.09.2021 · 12:00 · Eventos

Com as portas da Câmara Municipal novamente abertas à população, teve início na manhã desta segunda-feira (20), no Plenário Oliva Enciso, a 1ª edição do Prolic (Programa de Capacitação de Líderes Comunitários). Realizado pela Casa de Leis e pela Prefeitura de Campo Grande, o evento segue durante todo o dia com palestras e seminários voltados à capacitação de diversas lideranças comunitárias da Capital.

“Esse curso de capacitação é muito importante, pois precisamos preparar nossas lideranças. É importante capacitar para reivindicar seus direitos. Quando virei vereador, em 2008, falaram que eu seria vereador de um mandato só, e estou no quarto. E quero sair daqui e deixar a Casa aberta para vocês, usando nossa tribuna, reivindicando melhorias para nossa comunidade”, disse o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão. Ele é o primeiro parlamentar oriundo do movimento comunitário a presidir a Casa de Leis.

O Prolic é desenvolvido em conjunto com a Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários), órgão vinculado à Prefeitura de Campo Grande, responsável por ouvir as lideranças comunitárias, encurtando o caminho entre as pessoas e os órgãos públicos e a Escola do Legislativo da Casa de Leis. Segundo o titular da pasta, Chiquinho Telles, foram mais de 140 inscritos neste primeiro curso.

“A primeira coisa que um líder comunitário tem que aprender é ter paciência. O líder comunitário é aquele que leva pancada lá na ponta, para depois chegar no vereador e no prefeito. Vocês é quem sofrem. Desejo que aproveitem, que vocês aprendam um pouco mais do que vocês já sabem. A gestão pública é muito complexa e, por isso, é muito fácil políticos irem nas bases e prometerem coisas que não cabem nem no orçamento”, analisou.

Durante o dia, palestrantes serão os professores Pedrossian Neto (Orçamento Público), o vereador Otávio Trad (Técnica Legislativa), Neuza Carvalho (Obrigações Contábeis: ensinamentos para regularizar perante órgãos públicos), Márcio Ávila (da Fundação da Associação ao Registro: como elaborar os documentos obrigatórios exigidos nos cartórios e sua importância), Edna Maria Victório (Administração interna, Captação de recursos/Convênios e inscrições necessárias para obter emendas FIS e FMAS) e Altemir Luiz Dalpiaz (Oratória e Apresentação em Público).

O secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, também participou da abertura do evento e lembrou que a capacitação das lideranças comunitárias têm sido uma bandeira do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande.

“É uma satisfação estar aqui com vocês hoje e ver que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura caminham nesse sentido, de dar esse olhar, preparar as lideranças para levar melhores resultados para os bairros e nas sete regiões. O Governo também iniciou um programa de capacitação que vai para os bairros, ensinando alguns atalhos e mostrando o que pode e o que não pode dentro dos poderes. É uma capacitação muito importante”, considerou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal