ícone whatsapp

Câmara concede Título de Visitante Ilustre à ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres

23.09.2014 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande concede, na manhã desta quarta-feira (24), o Título de Visitante Ilustre à ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira. O ato acontece às 9h, no gabinete do presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar. O Decreto Legislativo n. 1.860, aprovado hoje (23), que concede o título à ministra, foi proposto pela vereadora Carla Stephanini, procuradora da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.
 
Eleonora interessou-se pelo ideário socialista na juventude e, após o golpe militar de 1964, iniciou sua participação em organizações de esquerda. Em 1971, foi presa e passou quase três anos na cadeia, na cidade de São Paulo (SP). 
 
Nesse período, a militância feminista e a paixão pela pesquisa sobre as condições de vida das mulheres brasileiras ganharam força na sua trajetória acadêmica e política. 
 
Trabalhou no Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese da Paraíba, com foco nos direitos das trabalhadoras rurais. Em São Paulo, continuou com sua militância feminista com foco na luta contra a violência de gênero e pela saúde integral da mulher. Participou ativamente em conselhos, comissões e consultoria em políticas públicas e direito das mulheres. 
 
A ministra possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerias (1974), mestrado em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado e ciência política pela Universidade de São Paulo (1990), pós-doutorado em saúde e trabalho das mulheres pela Facultá de Medicina della Universitá Degli Studi Di Milano (1994/1995). 
 
Na vida acadêmica, Eleonora Menicucci possui ampla experiência como pesquisadora e docente, nas áreas de sociologia e saúde coletiva, com ênfase em sociologia da saúde. Foi pró-reitora de extensão da Universidade Federal de São Paulo até fevereiro de 2012, quando deixou o cargo para assumir a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a convite da presidente Dilma Rousseff.
 
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal