ícone whatsapp

Beto Avelar ressalta importância da luta pelo fim da violência contra o idoso

15.06.2022 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

O vereador Beto Avelar (PSD) destacou a importância do Dia Mundial da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, e da mudança de atitude e mentalidade diante das inúmeras formas de violência que atingem os idosos. 

“A violência contra o idoso é uma das formas mais graves de violência que existe, pois não há qualquer tipo de condição para que a pessoa idosa possa se defender sozinha. Ainda mais porque, muitas vezes, a própria família pratica essa violência que vai além da agressão física e atinge o psicológico e o emocional. Ela começa pelo desrespeito e privação de direitos, como a liberdade e o acesso aos serviços. Passa pela negligência, omissão de cuidados relativos à higiene e saúde, apropriações financeira e econômica indevidas, uso ilegal de patrimônio e chega ao abandono, abuso sexual, tortura, sofrimento e morte”, afirma o vereador Beto Avelar.   

A data também é considerada dia de “Consciencialização”, que significa ter consciência sobre a relação explorador X explorado, sendo o idoso condicionado à posição de explorado. Daí a importância de se alterar a forma de agir para mudar a situação de violência. “É importante que cada família esteja estruturada para conviver harmonicamente com a pessoa idosa e que cada membro da família repense sobre as atitudes que pratica para não continuar a cometer essas e outras violações”, explica Beto Avelar. 

Para dar um basta na violência, o vereador Beto Avelar enfatizou o uso da principal ferramenta de denúncia que é o Disque 100, serviço nacional para violação de direitos que é interligado aos órgãos estaduais e municipais de proteção e segurança. 

Assessoria de Imprensa do Vereador