ícone whatsapp

Autor da Lei que instituiu “Outubro Rosa” vereador Carlão fala da importância da conscientização

01.10.2018 · 12:00 · Vereador Carlão

 

            No primeiro dia do mês de outubro, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), autor da Lei nº 5.303/14 que Instituiu o Mês Outubro Rosa dedicado a ações preventivas à integridade da saúde da mulher no Município de Campo Grande-MS, fez questão de lembrar que a prevenção é o melhor remédio na luta contra o câncer.

            “Sou autor da Lei que instituiu a campanha no âmbito do Município e sei o quanto é importante a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com orientação e a divulgação de regras básicas de cuidados à saúde da mulher. O mês de outubro é dedicado a esse alerta, no caso específico ao combate aos mais variados tipos de câncer femininos”, ponderou Carlão.

            Conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) de Campo Grande vão intensificar as ações de conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Ainda segundo a Sesau, em 2017 foram registrados 95 óbitos por câncer de mama em Campo Grande, enquanto que até o primeiro semestre de 2018, foram 46. Já em relação ao câncer do colo de útero foram 35 no ano passado, contra 15 em 2018. A idéia principal do Outubro Rosa é espalhar informação de qualidade para as mulheres de todas as idades e, também, homenagear aquelas que, mesmo com a rotina agitada, reservam um tempo de seu dia para equilibrar e manter o corpo e a mente saudáveis,

            Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade sendo fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura.

 

 

Janaina Gaspar 

Assessoria de Imprensa do Vereador