ícone whatsapp

Audiência Pública LDO: Ronilço Guerreiro cobra contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, orçamento para cultura e cuidado com Horto Florestal e Cidade do Natal

02.05.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro participou da audiência pública que debateu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pediu informações sobre diversos temas, entre eles a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, o horto florestal fechado para a população e a situação da Cidade do Natal. Guerreiro aproveitou para solicitar para a secretária municipal de Finanças e Orçamento, Márcia Helena Hokama, a planilha sobre o uso da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Abaixo alguns tópicos dos assuntos cobrados pelo vereador no evento realizado no Plenário da Câmara Municipal na última sexta e a posição da secretária Márcia sobre cada ponto abordado:

Horto Florestal e Cidade do Natal

Ronilço esteve na última sexta-feira participando de um evento no Horto Florestal e a situação do local chamou a atenção do vereador. “No Horto Florestal, um dos cartões postais de nossa cidade, quem vai não consegue estacionar e olha que ele está fechado e sem atender a comunidade. Peço que a prefeitura faça um projeto para atender aquela região do Horto e que abra o local para as pessoas utilizarem, assim como a Cidade do Natal que teve um evento de lançamento do projeto de revitalização e ninguém sabe como está. São espaços importantes para as pessoas e precisa, de fato, atender a comunidade”.

De acordo com a secretária: “Vamos olhar com mais carinho para o Horto Florestal e da mesma forma com a Cidade do Natal para que possam beneficiar a população. A Pandemia não acabou, mas já temos flexibilização e não tem motivo para permanecer fechado. Os parques precisam reviver e vamos olhar para o horto com carinho”.

Orçamento impositivo e 1% da Cultura

O vereador apontou na audiência que o orçamento impositivo precisa ser atendido para que a população seja beneficiada. “Temos que conversar e encontrar uma maneira para atender a comunidade. Como nosso presidente Carlão diz, não queremos ‘prefeitar’, queremos ‘verear’ e nós somos representantes da sociedade, andamos pelos bairros e somos cobrados por investimentos, por isso necessitamos debater esse tema”.

“Também quero dizer que precisamos do orçamento de 1% para atender a cultura, para o fomento da arte, editais e custeio. Esse orçamento vai garantir que os bairros possam receber atrações culturais, levando entretenimento para as pessoas e os artistas poderão exercer seu trabalho com dignidade”, complementou o vereador.

Sobre o orçamento impositivo, Márcia Hokama destacou que “é preciso construir esse processo em conjunto, seja em decreto ou resolução conjunta. Vamos nos reunir de forma construtiva e que possamos debater o tema para que tragam benefícios para a população”.

Com relação a cultura, a secretária ressaltou os investimentos garantidos. “Esse é um tema que temos olhado também. O orçamento para área é de 1.2%, sei que é modesto, mas estamos trabalhando para melhorar a condição da cultura”.

Assistentes Sociais e Psicólogos

Ronilço Guerreiro tem trabalhado a obrigatoriedade da presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas desde o início de sua caminhada como vereador e tem cobrado o executivo municipal a contratação dos profissionais.

“Sou psicólogo e já aprovamos e colocamos no orçamento do município recursos para pagar e contratar psicólogos e assistentes sociais para as escolas. Temos que atender a comunidade escolar e faço um apelo para prefeitura, pois tivemos reuniões com o antigo secretário Pedrossian Neto e ele disse que esse ano começariam a chamar esses profissionais e espero que seja cumprido”.

“Vereador Ronilço, estive em reunião com o Ministério Público e existe essa pauta, pois trata-se de uma lei federal que nos obriga a oferecer esse atendimento e cuidar das crianças. Para iniciar o trabalho vamos pensar em uma equipe volante nas escolas, buscando as escolas de maior nível de vulnerabilidade. Temos que atuar preventivamente e sabemos que temos que contratar psicólogos e assistentes para cuidar dentro das escolas, mas por hora vamos começar com essa equipe volante e ir anualmente aumentando o quadro”, finalizou a secretária. 

Assessoria de Imprensa do Vereador