ícone whatsapp

Aprovado projeto do vereador Otávio Trad que institui Dia Municipal do Povo Cigano

03.12.2020 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Foi aprovado, em regime de urgência, durante a sessão presencial desta quinta-feira (3), o projeto de lei nº 9.892/20, que institui o Dia Municipal do Povo Cigano no Calendário oficial de eventos de Campo Grande.

O vereador destaca que a criação da data reconhece a contribuição da etnia cigana para o aprimoramento da cultura campo-grandense. “Também é uma forma para a garantia dos direitos desses grupos ao acesso às políticas públicas da nossa Capital”, apontou o vereador.

O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kalí, padroeira dos povos ciganos. Em 2006 foi instituído do Dia Nacional do Povo Cigano e houve o reconhecimento da existência do Povo Rom, como os ciganos são chamados, pelo poder público federal como integrantes do processo organizativo do país.

Em Campo Grande vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas, representadas por grupos diversos tais como: Calón, Horahano, Kalderash e Matchwani.

 

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, de camisa branca, terno preto e gravata amarela, está usando máscara azul e branca enquanto fala ao microfone no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Fim da descrição.

 

Fernanda Palheta

 

Assessora de Comunicação do Vereador Otávio Trad