ícone whatsapp

Audiência Pública reúne catadores de materiais recicláveis na Câmara

10.07.2012 · 12:00 · Audiência Pública

Catadores de materiais recicláveis estiveram presentes na Audiência Pública realizada nesta terça-feira (10), pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Campo Grande, que abordou assuntos relacionados ao edital de Licitação para contratação de empresa que fará o serviço de Coleta de Lixo em Campo Grande e a construção de um novo Aterro Sanitário.

 

De acordo com o vereador Athayde Nery, presidente da Comissão, o assunto exige muita atenção, pois, segundo o parlamentar, há algumas dúvidas pertinentes à documentação como a questão da falta de lei específica à concessão e consulta pública que foi considerada insatisfatória, conforme Athayde Nery, já que a Audiência Pública foi no dia 28 dezembro. “Essa Audiência visa atender as exigências ambientais, principalmente quanto ao tratamento do chorume, da queima do gás metano e usina de compostagem, ainda não contemplados. Essas observações têm de ser feitas para que possamos dirimir quaisquer dúvidas. Para se estabelecer novos critérios e parâmetros, para que haja transparência, respeito mutuo a respeito do processo da licitação.

 

Ao contextualizar a atual situação do município de Campo Grande, o secretario municipal do Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, destacou as ações relevantes que têm sido feitas na cidade como forma de minimizar os danos, já causados, ao meio ambiente. “Implantamos a coleta seletiva em julho de 2011, implantamos três pontos para logística para melhor  atender os catadores, que são locais de entrega voluntária. Criamos também Programas complementares como o recolhimento do óleo vegetal que não pode se misturar ao lixo comum”, disse o secretario.

 

Segundo o presidente da associação dos trabalhadores de materiais recicláveis, Daniel Arguello, a categoria luta para que os catadores de materiais recicláveis estejam inseridos em todo o processo que envolve a cadeia produtiva. “Estamos lutando pela concretização de dias melhores que sejam efetivados por meio de políticas públicas, para garantir a independência da nossa classe”, afirmou Daniel Arguello.

 

A discussão acerca do edital de licitação ocorreu devido ao fato de a prefeitura de Campo Grande ter aberto concorrência para contratação de empresa que ficará responsável pelo gerenciamento do lixo na capital. A contratação deve ser pelo prazo de 25 anos e a previsão é de faturamento mensal de R$ 5 milhões. Como são 300 meses, o faturamento previsto é de R$ 1,5 bilhão.

 

À reunião pública estiveram presentes os vereadores Marcos Alex e Thais Helena.

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal