ícone whatsapp

Em visita, vereadores flagram irregularidades em Escola Municipal Agrícola

24.11.2016 · 12:00 · Câmara Participativa

Após receber denúncias de pais de alunos acerca do abandono e más condições na Escola Municipal Agrícola “Arnaldo Estevão de Figueiredo” na MS-040, os vereadores de Campo Grande visitaram na manhã desta quarta-feira (23) as instalações da instituição de ensino e constataram diversas irregularidades no local.

 

Ao chegarem na escola, os vereadores, alunos e pais verificaram que o local recebeu diversas melhorias de emergência, maquiando as verdadeiras condições das instalações, como mato alto, estruturas abandonadas, morte de animais, merenda escassa, dentre outras denúncias apresentadas. Inclusive, uma equipe da Prefeitura Municipal chegou ao local logo pela manhã para cortar a grama e tirar o mato alto que tomava conta da escola.

 

O presidente da Casa de Leis, Prof. João Rocha revelou que “vemos que tudo foi capinado, limpo, está todo mundo reunido aqui, se vê que é algo extemporâneo, que não acontece no dia-a-dia, então que a nossa visita passe a ser um marco de uma nova escola”, disse.

 

Segundo dados da diretora Regina Valiente, a escola possui hoje um rebanho bovino de 67 cabeças, além de rebanho suíno com 40 animais, o aviário não possui nenhuma galinha e a piscicultura está desativada porque o açude secou devido ao assoreamento. A diretora informou ainda que a escola possui uma defasagem de técnicos em agropecuária, sendo que atualmente possui apenas dois, quando o mínimo ideal seriam quatro, para cuidar de todos os afazeres da escola.

 

Ainda de acordo com a diretora, os alunos tem aula prática todos os dias, cada turma se divide entre as atividades da lida no campo. Contudo, os alunos e pais conversaram com os vereadores e afirmaram que a realidade é muito diferente. “Minha filha de 17 anos estuda aqui no 1º ano e esse ano ela teve apenas uma aula prática na horta. Coloquei ela aqui para se formar como técnica em agropecuária, mas eles não tem aula prática nenhuma, têm crianças aqui que nunca viram galinha”, denunciou a mãe Rose Ferreira durante a visita.

 

A mãe Ivanete Boldoni, também reclamou da estrutura da escola. “Tudo aqui está abandonado, ficamos sabendo desse abandono porque o ônibus parou de buscar as crianças, quando fomos reclamar, vimos que tudo estava largado. Nossos filhos não merecem isso”, disse Ivanete, que possui um filho de 14 anos frequentando a escola.

 

De acordo com o presidente Prof. João Rocha, “vamos elaborar um relatório para então adotar as providências cabíveis e fazer os encaminhamentos legais necessários, caso seja preciso. Essa escola precisa ensinar também como fazer gestão. A própria escola precisa ser exemplo de gestão para essas crianças. Essa produção agrícola poderia ser uma fonte de renda para a escola ser autossustentável, de forma a ensinar os alunos também a administrarem os recursos oriundos de seu trabalho no campo. O que falta aqui é uma gestão eficiente, porque essa já foi a 3ª melhor escola agrícola do Brasil e agora está assim”, afirmou.

 

O vereador Dr. Livio acompanhou os pais desde o princípio e viu as fotos de como a escola estava antes da visita e comemorou que algumas melhorias já foram alcançadas depois do anúncio da visita dos parlamentares. “pelas fotos de antes, já houve uma melhoria, a grama foi cortada, o lanche das crianças já melhorou. A partir de agora vamos olhar com olhos mais atentos essa escola, precisamos buscar a autossustentabilidade dessa escola  que poderia, inclusive, abastecer as demais escolas da Rede Municipal de Ensino com hortaliças, frutas e verduras, porque não?”, sugeriu o parlamentar.

 

A vereadora Carla Stephanini destaco ainda que “vemos que está havendo uma dilapidação do patrimônio público, com redução no número de animais, o pomar está descuidado, a produção de ovos acabou. A situação atual da escola prejudica o desenvolvimento do ensino adequado a esses jovens. Vemos que a realidade aqui é de completo abandono. É inegável a ineficiência da gestão da escola, que já foi modelo”, disse.

 

O vereador Vanderlei Cabeludo evidenciou também a falta de manutenção no local. “Fiquei pasmo e muito triste com a falta de manutenção aqui. Acabaram com todas as benfeitorias que tinham aqui. Essa escola já foi referência. Sumiram com tudo que tinha aqui. O açude aqui tinha Dourado de 5 kg, era lindo de ver”, lamentou.

 

Conforme o vereador Betinho, “é triste ver um espaço amplo como esse assim. Tem muita coisa a ser melhorada não é de agora. O problema aqui é gestão pura, não tem transparência nenhuma do que acontece aqui, do que é produzido, de quantos animais tem”, disse.

 

O vereador Chiquinho Telles também lamentou o estado atual da escola, “antes era tudo totalmente diferente. E eles querem jogar a culpa nos outros. Essa administração se preocupa apenas em olhar para trás, isso não é novidade. As diretoras disseram que foram até a Câmara pedir ajuda, mas isso é uma inverdade, porque ficamos sabendo da condição da escola agora que os pais denunciaram. Essa é mais uma herança maldita para a próxima administração”, alertou.

 

O vereador José Chadid, que chegou a ser secretário de Educação, também lamentou a situação da escola e afirmou que “a secretaria de educação está sucateada. Eu tinha orgulho das escolas no período em que fui secretário, esse é um problema geral em todas as escolas”, disse.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal