ícone whatsapp

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, Câmara promove audiência e reforça importância do exame

06.06.2024 · 3:44 · Audiência Pública

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, a Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, nesta quinta-feira (06), uma audiência pública para discutir o exame, primordial para a saúde dos recém-nascidos e, consequentemente, para a tranquilidade das mamães. O debate foi convocado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Dr. Victor Rocha (presidente), Prof. André Luís (vice), Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester.

“É um exame muito importante para as crianças, justamente para que consigamos fazer o diagnóstico de doenças metabólicas. Hoje, estamos aqui com o autor da lei do Teste do Pezinho, que é o deputado federal Dagoberto Nogueira, contribuindo e muito na saúde de todas as crianças do Estado”, disse o vereador Dr. Victor Rocha, proponente do debate.

“A realização do teste é um marco na vida de um recém-nascido, pois permite a detecção precoce de doenças que, se não tratadas a tempo, podem acarretar sérias complicações para a saúde da criança. Portanto, é essencial que as audiências públicas abordem a importância da ampliação do acesso a esse exame, bem como a necessidade de investimentos em tecnologia e capacitação profissional para garantir sua eficácia”, acrescentou.

O teste é simples, realizado logo nos primeiros dias de vida do bebê. Ele consiste na coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Para as mães, a realização do teste traz uma sensação de segurança e alívio. É um passo fundamental que contribui para a certeza de que seu bebê terá um acompanhamento médico adequado desde os primeiros dias de vida.

Segundo o deputado federal Dagoberto Nogueira, autor da lei que obrigou o SUS (Sistema Único de Saúde) a pagar pelo teste ampliado em todos os recém-nascidos, a norma foi um avanço significativo para a saúde dos recém-nascidos.

“Quando abrimos essa discussão, todos se preocuparam com o custo. Mas, conseguimos provar que o custo das internações e dos medicamentos era muito mais caro do que se trabalhássemos preventivamente. Consegui convencer a Câmara e o Senado, e o projeto foi aprovado por unanimidade”, apontou.

A lei 14.154/21 aperfeiçoa o PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal), por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho. Com ela, o exame passou a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde.

Segundo o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Luiz César Nocera, os benefícios de se fazer o teste podem ser vistos ao longo do tempo. “Estamos fazendo os testes desde 1997 para todo o Estado, e a gente pode acompanhar os resultados que temos durante o tempo. Pessoas que poderiam ter problemas seríssimos podem ter uma vida normal graças ao teste. Ele é normal, rápido, fácil e gratuito, todos têm acesso”, destacou.

Já o vereador Prof. André Luís destacou a facilidade do teste. “É um teste simples: você pega um escalpe, faz um furinho rapidinho, pega uma gota e faz um teste para detectar várias doenças metabólicas. É simples e realmente tem que ser preventivo e distribuído pelo SUS”, resumiu.

Em Campo Grande, as 74 unidades de saúde da família realizam o teste do pezinho. “O familiar vai na unidade, onde faz a coleta, e o exame é encaminhado para o IPED/Apae, laboratório parceiro do município”, explicou a gerente técnica da saúde da criança e do adolescente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ester Melo.

A pasta também realizou uma parceria com o laboratório para a capacitação dos profissionais da atenção primária, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que realizam a coleta. “Queremos que tenham melhor prática para coleta, armazenamento e transporte para que a amostra chegue em tempo oportuno no laboratório, seja processado o mais rápido possível para, em caso positivo, essa criança tenha o diagnóstico precoce e início precoce do tratamento”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal