ícone whatsapp

Prevenção: PL do Dr. Sandro que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome do Ovário Policístico é aprovado

23.08.2022 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Com a vida profissional dedicada à prevenção, o médico e vereador de Campo Grande, Dr. Sandro, teve o seu projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), aprovado em segunda discussão, por unanimidade, nesta manhã (23/8), na Casa de Leis.

O Projeto de Lei nº 10.586/22, de autoria do Dr. Sandro, contribuirá para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, favorecendo, como consequência, o sucesso no tratamento.

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma patologia endocrinológica que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho, além de trazer diversos sinais físicos, como atrasos na menstruação, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade, acne e em casos mais raros a queda de cabelo.

É caracterizada pela menstruação irregular, alta produção de testosterona (hormônio masculino) e a presença de cistos nos ovários que, sem tratamento, podem aumentar de tamanho e gerar inúmeras consequências como a infertilidade e câncer endométrio.

A SOP atinge em média 13% das mulheres em idade fértil, sendo que no Brasil há cerca de 2 milhões de novos casos por ano. Esses números comprovam que é um problema que atinge grande parte do gênero feminino atualmente.

O diagnóstico da Síndrome do Ovário Policístico é realizado por meio do exame clínico, da ultrassonografia ginecológica e de exames laboratoriais. Durante o ultrassom, a doença é detectada pelo aparecimento de muitos folículos ao mesmo tempo na superfície de cada ovário.

“Mais um Projeto de Lei aprovado em prol da saúde. A síndrome dos ovários policísticos tem tratamento e, quanto antes ele for iniciado, menores são as chances de a doença causar consequências. Nossa bandeira é levar saúde para todos os cidadãos. Estamos felizes em ter mais um trabalho de prevenção e saúde em benefício às mulheres”, afirmou o parlamentar.

O projeto de lei seguirá para análise da prefeita de Campo Grande, que poderá sancionar e tornar lei.

Assessoria de Imprensa do Vereador