ícone whatsapp

Veterinário Francisco aguarda com expectativa pelo inicio da UPA-VET

07.03.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

A Prefeitura de Campo Grande confirmou a entrega no próximo dia 19 de março da reforma do centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), bem como assegurou o inicio da construção da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET), principal bandeira de luta do vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, do PSB, cuja atuação na área é sobejamente conhecida.

A inauguração do centro cirúrgico, que foi reformado e ganhou nova sala de atendimento, possibilitará a implantação do Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos que prevê a castração de 600 felinos e 200 cães por mês. Trata-se de uma ação de saúde pública muito importante.

 A princípio, de acordo com as informações que chegaram ao Vereador Francisco, as castrações de cães serão realizadas semanalmente em bairros carentes de Campo Grande, sendo 50 por semana. 

UPA-VET – A entrega do centro cirúrgico virá acompanhada de uma notícia bastante aguardada pelos defensores da causa animal: a implantação da UPA-VET de Campo Grande, que já tem recurso garantido. Ela será instalada anexa ao CCZ e funcionará de segunda a domingo, das 7 às 23 horas, para atendimento de cães e gatos.

As consultas ocorrerão por ordem de chegada, com distribuição de senhas, ou por avaliação de risco, prestando os primeiros atendimentos clínicos emergenciais.  A UPA-VET contará com a parceria de universidades, que ajudarão, por exemplo, na realização de exames complementares necessários para um atendimento de excelência dos animais de estimação.

Voluntários – Os estabelecimentos veterinários também poderão se cadastrar voluntariamente, oferecendo desconto aos tutores para prestar a continuidade do tratamento do animal, caso haja necessidade, ou na compra de medicamentos.

A previsão de atendimento tem como base a demanda do Hospital Veterinário da Universidade Federal, com expectativa de que 100 tutores passem pela UPA-VET por dia com seus animais, com tratamento que varia de pequena consulta à mobilização de fratura ou sedação para redução de ferimentos. A previsão é de que a UPA seja inaugurada em até seis meses.

Bem-Estar Animal – Já no dia 28 de março a Prefeitura também inicia a implantação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, com a criação do regimento interno, eleição dos conselheiros e mesa diretora, que garantirá a efetivação do Fundo de Bem-Estar Animal, abrindo a possibilidade de busca de recursos externos para a causa animal.

Assessoria de Imprensa do Vereador