ícone whatsapp

União de forças possibilita mutirão para construção de 80 casas na Água Bonita

17.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O vereador Delegado Wellington usou a tribuna em sessão ordinária desta terça-feira (17) para falar sobre as 80 unidades habitacionais que serão construídas na aldeia urbana Água Bonita pelos próprios índios, uma parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura Municipal na ordem de R$ 670,5 mil, oriundos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). “Uma parceria importante quando Estado e Município unem forças pensando no social e dão condições da população mais carente construírem suas próprias moradias. Tenho certeza que esta Casa de Leis está colaborando, com as votações a favor da habitação e fazendo justiça social que é nosso dever enquanto legislativo”, explanou o parlamentar.

Nos mesmos moldes do mutirão do Bom Retiro, em que casas serão construídas pelos próprios moradores da comunidade. Eles passaram por um curso de qualificação, assim também será com os índios da Água Bonita. “Não estamos falando de uma construção simples, mas de um sonho de vida dessas pessoas, sem contar que com a profissionalização que ainda oportuniza a inserção no mercado de trabalho”, pontuou.

O Governo do Estado entrará com os recursos e a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferecerá qualificação de pedreiro, auxiliar de pedreiro, auxiliar de azulejista, auxiliar de carpinteiro, auxiliar de eletricista, pintor e encanador. Serão 50 moradores selecionados para formação teórica e construção.  Eles receberão um salário mínimo, equipamentos de proteção e auxílio alimentação durante 12 meses,

O vereador Carlão elogiou a fala do vereador Delegado Wellington e lembrou de outros programas semelhantes das décadas de 80 e 90, que mudou o cenário nos bairros Taquarussu e Tarumã. “O morador ajudava a construir sua residência em regime de muritão, é salutar que isso aconteça, que o morador conheça sua residência desde a construção, assim ele dará mais valor. É importante essa sua fala,  já que o senhor veio de origem humilde apesar de ser um delegado formado, e conhece bem não só os problemas da segurança, mas também é conhecedor de todos os problemas sociais. Avisa ao governador que vamos continuar batendo firme na habitação, hoje em dia é importante a pessoa ter um local de moradia digna para se viver”, destacou o vereador Carlão.

Solange Mori
Assessoria de Imprensa do Vereador