ícone whatsapp

Saúde do trabalhador de enfermagem será debatida em Audiência na sexta-feira

19.03.2019 · 12:00 · Audiência Pública

A saúde do trabalhador de enfermagem será tema de Audiência Pública na sexta-feira (22), às 14 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande. O debate é convocado pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, por proposição do vereador Fritz, que também é enfermeiro. 

Valorização profissional, melhoria das condições de trabalho e piso salarial estão entre os assuntos a serem debatidos. “Estamos observando aumento exponencial da violência contra os servidores. Como o profissional de enfermagem está neste primeiro atendimento, acaba sendo mais agredido verbal e fisicamente”, disse o vereador Fritz. Ele pontuou que são vários fatores que interferem para o problema, os quais serão debatidos na audiência, pois contribuem para fragilizar a saúde do trabalhador. 

Há ainda índice elevado de profissionais afastados por doenças psiquiatras, tema que também será abordado no debate, segundo o vereador. Para isso, a audiência contará ainda com a palestras de profissionais de referência na área, a exemplo da médica psiquiatra Silvia Rodrigues Jardim, doutora em Psiquiatria e Saúde Mental, e de Lúcia Rotenberg, doutora em Psicologia. Ambas têm várias pesquisas relacionadas ao trabalhador da saúde.      

O debate contará com profissionais da enfermagem, representantes de sindicatos, conselhos e associações da categoria, pesquisadores de universidades. Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde também foram convidados.  

Além do vereador Fritz, a Comissão de Saúde conta ainda com o vereador Dr. Livio na presidência, vereadora Enfermeira Cida Amaral na vice-presidência e vereadores Dr. Wilson Sami e Veterinário Francisco como membros.  

No dia 20 de fevereiro, Audiência Pública debateu a efetividade do horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campo Grande, que passaram a funcionar durante 12 horas ininterruptas, alterando o horário de trabalho dos profissionais da área. Na data, os profissionais também reclamaram da falta de materiais e cobraram melhores condições de trabalho. 

Serviço – A Audiência será na sexta-feira (22), a partir das 14 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park.

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal