ícone whatsapp

“Qual sua articulação política no mundo?” Pergunta, feita durante Seminário, é um convite à reflexão

21.05.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Foi com essa pergunta que a recém nomeada secretária-adjunta de saúde do estado e também advogada e mestre em Psicologia Social da Saúde, Gysélle Saddi Tannous, chamou a atenção do público presente ao II Seminário O cidadão que devemos ser e a política que queremos ter, realizado na Câmara Municipal de Campo Grande. Com o tema Espaços políticos: uma ocupação necessária e urgente, ela mostrou que todos podem e devem acompanhar e participar da vida política de sua cidade, seu estado e seu país.

Como forma de conscientizar as pessoas, a palestrante usou um exemplo simples. Ela comparou o ato de votar ao de dar uma procuração a um advogado para que ele represente os bens de quem o contrata. “Quando eu dou uma procuração para um advogado eu vou querer saber se meus bens estão sendo corretamente defendidos. A diferença é que o cidadão, muitas vezes, confere a procuração aos parlamentares para exercerem seus mandatos, só que não acompanha mais”, explica Gysélle.

“Se perguntados, muitos eleitores não se lembrarão em quem votaram nas eleições passadas”, provocou a palestrante que tem uma atuação marcante em ações voluntárias e no cenário político. Ela faz parte do Conselho do Mandato, que é o coração do Projeto Coletivo, instituído pelo vereador Dr. Lívio (PSDB). O Conselho é formado por pessoas reconhecidamente dedicadas ao bem e com histórias de trabalho social. Elas opinam e têm voz decisiva no mandato.

O II Seminário O cidadão que devemos ser e a política que queremos ter, proposto pelo vereador e realizado pela Câmara, foi pensado para trazer reflexões importantes justamente em um ano eleitoral. A temática básica foi corrupção, prevenção à corrupção, combate à corrupção e ética. “Nós precisamos entender que evoluímos como sociedade a partir do momento que a gente melhora como ser humano”, analisou Dr. Lívio, que é membro da Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

É uma melhora que vem aliada à percepção do que acontece ao redor de cada um e que pode ser melhorado para o bem comum, na opinião da conselheira Gysélle Tannous. Em sua palestra, ela menciona algumas estratégias que podem ser colocadas em prática por todos, de forma simples e eficiente e ainda dá exemplos de como é possível contribuir com ações concretas como o Muro da Gentileza. Afinal, qual sua articulação política no mundo? Assista à palestra e se sinta encorajado a fazer a diferença agora mesmo. 

Flavia Leimgruber

Assessoria de Imprensa do Vereador