ícone whatsapp

Propostas para melhoria na saúde são apresentadas durante Audiência Pública sobre atendimento Multidisciplinar no SUS

21.06.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Com o objetivo de buscar melhorias no sistema de saúde, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou na noite da última terça-feira (19) a Audiência Pública: “Atendimento Multidisciplinar no SUS – Consulta Multiprofissional: Utopia ou Necessidade na Saúde Pública?”.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Dr. Wilson Sami (MDB), membro da  Comissão Permanente de Cidadania, Direitos Humanos e de Proteção à Mulher e contou com a participação do deputado estadual Paulo Siufi; do psicólogo Gilberto Verardo; da coordenadora do curso de Psicologia da Uniderp, Gislene de Campos Soares; da docente do curso de Farmácia da Unaes, Erica Gomes Souza, dos vereadores Enfermeira Cida Amaral e Fritz e ainda representantes de entidades e conselhos de saúde da Capital.

Em uma apresentação sobre o modelo ideal de saúde, o psicólogo Gilberto Verardo defendeu a atuação multiprofissional, destacando que um atendimento ideal na saúde envolve a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, enfatizando a importância da atenção a este setor. “A saúde é um direito humano”, disse.

O médico e deputado estadual Paulo Siufi defendeu que, ao investir na atenção multiprofissional na saúde, em médio prazo haverá redução de custos no setor. “A saúde em Mato Grosso do Sul não anda bem. Campo Grande ainda está melhor, mas outras cidades do Estado não. Se quiser economizar na saúde, invista no atendimento multiprofissional e no futuro esse investimento se tornará redução nos custos”, avaliou o parlamentar.

Atuando no Sistema Público de Saúde da Capital há mais de 30 anos, o vereador Dr. Wilson Sami exemplificou situações onde o atendimento multiprofissional solucionaria problemas no início, que sem o devido atendimento tornam-se graves. “A atenção à saúde urge, é uma necessidade real. É preciso a atuação conjunta dos profissionais, vemos casos de pacientes que passam por vários médicos e seguem com dores, sendo que a causa muitas vezes não é física e sim emocional, problemas com família, relacionamento e trabalho. Neste momento a atuação de um psicólogo, por exemplo é fundamental. Em outros casos, um nutricionista orientando uma gestante sobre sua alimentação pode evitar inúmeros casos de pré-eclâmpsia”, relatou o vereador.

Dr. Sami reforçou ainda que investir na saúde traz retorno a longo prazo e se comprometeu a continuar lutando para que o setor receba maior atenção. “Precisamos trazer qualidade para a saúde de Campo Grande. Vamos fazer projetos, chamar comissões e apresentar aos gestores da saúde da Capital dados precisos, fazewndo valer essa iniciativa. A saúde merece toda nossa atenção”, finalizou.

Ao fim da Audiência, o proponente, junto aos demais participantes, sugeriram a criação de uma Comissão Técnica para discutir a aplicação da multifuncionalidade na saúde, avaliando o atual panorama do Sistema Único de Saúde nos serviços de níveis primário, secundário e terciário.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador