ícone whatsapp

Promovida pelo vereador João César Mattogrosso, 3ª edição da ação “Parceiros da Cidadania” atendeu a população do Jardim Inápolis

11.12.2017 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Realizada no último sábado (9), a ação social “Parceiros da Cidadania” levou para os moradores da região do Jardim Inápolis mais qualidade de vida. A ação atendeu moradores da região e dos bairros nas imediações do Núcleo Industrial, na Casa da Sopa Vida Nova. Foram prestados atendimentos médico, odontológico e jurídico, exames de testagem rápida para detecção de DST’s (HIV e sífilis) e glicemia, corte de cabelo, cadastro em programas de estágio pelo IEL, Funsat Itinerante e entretenimento para o público infantil com a participação do Clube do Setinha da Agetran e espaço kids com cama elástica, pipoca, algodão doce, cachorro quente e refrigerante.

Esta é a 3ª edição do “Parceiros da Cidadania”, que em 2017 atendeu mais de 500 pessoas no Tiradentes, Indrubrasil e, na mais recente ação, no Jardim Inápolis. Reunindo cerca de 200 participantes, a ação fez a diferença na vida dos moradores do local que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A moradora Elaine dos Santos, que reside no local há 13 anos, agradeceu pela ação no bairro: “aqui no Jardim Inápolis o posto de saúde não funciona completamente e as ruas estão em péssimas condições. Com esta ação a gente se sente valorizado”, destacou ao lembrar que na oportunidade recebeu atendimento odontológico.

Ao atender a população levando informação, qualidade de vida e entretenimento, o projeto cumpriu com o seu principal objetivo. O apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) foi essencial para realização de exames de testagem rápida para HIV e Sífilis e orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s, além da presença do Odontomóvel, que possibilitou o atendimento odontológico. Outra parceria essencial foi com a equipe da ABO/MS – Associação Brasileira de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que ensinou técnicas de escovação para as crianças. Além disso, os doutores Renato Figueiredo e Jurandir assistiram a população com as consultas médicas.

O corte de cabelo, atendendo desde crianças até idosos, foi realizado pela equipe do Farofa Barbearia, que novamente marcou presença na ação, possibilitando o acesso da população que não tem condições de pagar pelo serviço. Também houve assessoria jurídica para orientar quem possui pendências judiciais.

Além disso, outros atendimentos especializados foram oferecidos pela Funsat Itinerante e pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL, com encaminhamentos para o mercado de trabalho e cadastramento em programas de estágio. “Fui atrás de um emprego e recebi o encaminhamento pela equipe da Funsat”, declarou Jorge Alves Lima, morador do Jardim Inápolis há 27 anos.

Idealizador da ação social, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) destaca que o “Parceiros da Cidadania” é fruto de parcerias para oferecer o melhor para o próximo. “Nosso principal objetivo com esta ação é proporcionar qualidade de vida para população, tendo a oportunidade de ouvir e ajudar as pessoas. Com esse mesmo espírito seguirei trabalhando para tornar Campo Grande cada vez melhor, dando voz e vez para todos”, enfatiza o parlamentar.

A 3ª edição da ação social “Parceiros da Cidadania” contou com o apoio dos seguintes parceiros: Agetran, ABO/MS, IEL, Dr. Renato Figueiredo, Dr. Jurandir, Farofa Barbearia, Funsat Itinerante e Sesau. Além disso, o Instituto Tamo Junto também contribuiu para realização da terceira edição do projeto.

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador