ícone whatsapp

Projeto do vereador Prof. João Rocha visa garantir fraldários da família em shoppings e similares na Capital

08.08.2017 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Projeto de lei do vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal, prevê a criação do ‘Espaço Família’ ou a adaptação de fraldários em banheiros masculinos de shoppings e similares. A norma visa, principalmente, garantir que empreendimentos de grande circulação de pessoas, sejam eles privados ou públicos, garantam acesso de todos os gêneros.

“Alguns shoppings de Campo Grande já têm esse espaço para homens e mulheres, mas muitos pais ainda reclamam que outros estabelecimentos não estão adequados. Com a lei, queremos garantir que esses locais e novas construções também estejam adaptados”, afirmou Rocha.

Pela proposta, os estabelecimentos de Campo Grande ficam obrigados a disponibilizar fraldários, ou espaço da família, em banheiros tanto femininos como masculinos. Eles deverão ser instlados em locais reservados próximos aos banheiros, quando não houver esse equipamento instalado tanto no banheiro feminino como no masculino, cujo acesso seja livre aos usuários.

“Estamos em tempos de mudanças de costumes pela sociedade, e ainda assim buscamos por espaços que permitam atender não só as nossas crianças, mas também aos pais, mais participativos e presentes no dia-a-dia dos filhos. Hoje, certamente tudo que tem a ver com crianças, não está relacionado somente à mulher. Por isso a importância de se implantar esses espaços, não ficando restrito apenas ao banheiro feminino, evitando constrangimentos em ter que trocar suas crianças em cima de capô do carro, no banco traseiro, em mesas e por aí afora”, analisou Rocha.

A proposição dá prazo de seis meses para que os estabelecimentos se adequem. Em caso de descumprimento, os proprietários poderão receber advertências ou até mesmo multas, em caso de reincidência. Os valores devem ser estipulados pelo Poder Executivo.

Assessoria de Imprensa do Vereador