ícone whatsapp

População cobra limpeza de terrenos baldios e calçadas nas regiões urbanas da Capital

05.07.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

A limpeza de calçadas e terrenos baldios não é só uma questão de educação, mas também de saúde pública. Se percorrer as sete regiões urbanas de Campo Grande não será difícil achar um terreno baldio ou/e calçadas tomadas por mato alto, entulho e lixo orgânico fato este que ajuda a proliferação de animais peçonhentos e pode virar criadouro para mosquitos transmissores da Dengue e Chikungunya.Esse é o caso no bairro Caiçara onde tem um terreno baldio localizado no quadrilátero das Rua Pedro Álvares Cabral, entre a Rua Vila Lobos e a Rua Melvin Jones, onde os moradores reclamam que o terreno está sujo com mato alto causando insegurança tanto por animais peçonhentos quanto por bandidos. “Infelizmente jogar lixo em ruas e terrenos baldios já virou uma má cultura para o brasileiro, no entanto, essa falta de consciência já está sendo repelida com campanhas e para os menos conscientes a multa está sendo a solução”, explica o vereador veterinário Francisco (PSB)  

Todos os dias o gabinete do vereador veterinário Francisco (PSB) recebe pedidos de indicação para limpeza de ruas e terrenos baldios, serviços de patrolamento e encascalhamento, tapa-buraco e sinalização semafórica e de indicação. “Nos cobramos todos os dias do Poder Público mais ações para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida. A minha função como vereador é fiscalizar e cobrar do poder público, mas preciso da ajuda da população para que seus problemas sejam ouvidos”, explica o parlamentar.

O veterinário Francisco que é membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente explica que o descarte de qualquer tipo de material em terrenos baldios, públicos ou privados, configuram crime ambiental e são puníveis com multas que variam de R$ 1 mil a R$ 8,6 mil. Quem quiser denunciar a prática pode ligar no Disque Denúncia 156, Decat 3325-2567, Guarda Civil Municipal 153 ou na 34º Promotoria de Justiça do Meio Ambiente 3317-4067. “Nosso objetivo é sempre proteger o meio ambiente, principalmente para as futuras gerações. Se olharmos a nossa volta, não precisa ir longe, em nosso quintal, quantas espécies de animais e árvores existiam e não vemos mais, basta um simples olhar, vamos preservar”, explica.

 

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa do Vereador