ícone whatsapp

Para Ademir Santana, Hospital Municipal desafogaria Santa Casa e resolveria boa parte dos problemas da saúde na Capital

05.04.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

Durante a sessão ordinária do dia 4 de abril, o presidente da Santa Casa de Campo Grande, Esacheu Nascimento, fez uso da palavra na tribuna e debateu com os vereadores sobre a questão financeira da instituição, os repasses da prefeitura e também as demandas de atendimento.

Para o vereador Ademir Santana, a presença de Esacheu revelou o quanto é importante o poder público municipal planejar ações que ajudem a instituição a sair da crise atual e permanecer oferecendo bons serviços de saúde à população: “o presidente da Santa Casa foi muito corajoso ao debater na câmara um assunto tão delicado. Encontramos divergências entre os números apresentados e aqueles que recebemos no dia anterior, mas isso a gente pode conferir facilmente. O mais importante é que há uma crise profunda no que diz respeito ao atendimento das demandas vindas do interior do MS e até de outros estados”.

Ademir reforça ainda que a Santa Casa cumpre um papel fundamental de atendimento à saúde de Campo Grande, mas é urgente que novas ideias e planos alternativos ajudem a desafogar a instituição. Para ele, é preciso se pensar urgente na construção do hospital municipal.

“Eu entendo que o investimento seja alto, mas a longo prazo trará enorme economia para o município, além de fazer com que a Santa Casa melhore sua prestação de serviço, já que uma obra dessa ordem evitaria a superlotação e o atendimento precário”.

Paralelamente, Ademir ressalta que há vária áreas públicas, algumas delas abrigando prédios fechados ou subutilizados, que podem ser estudadas, como é o caso da antiga rodoviária. 

Com vistas a iniciar imediatamente a discussão, Ademir Santana citou três setores que seriam preferenciais no planejamento de um hospital municipal: pediatria, pronto atendimento e maternidade. O parlamentar defende que dando prioridade para esses atendimentos já seria possível diminuir sobremaneira a tensão na Santa Casa. “As pessoas chegam aos hospitais querendo seus problemas resolvidos e há como fazer isso. Basta ter planejamento e gestão do recurso público. Eu não tenho dúvidas que é possível viabilizar o hospital municipal”, afirmou o vereador.

Ao ser questionado sobre a complexidade e o alto investimento que envolve a construção de um hospital desse porte, Ademir Santana argumentou que se empresas privadas investem alto em construção de hospitais é porque há demanda suficiente. Ele ainda destacou que essa é uma questão de mobilização junto ao Senado e à Câmara Federal para buscar os recursos necessários. 

“Eu me prontifiquei a abraçar essa causa. Sei que as coisas não acontecem de uma hora para outra. Vejo o exemplo do Hospital do Trauma, que demorou mais de 20 anos para ser concluído e agora está prestes a ser inaugurado. Ainda que tenha demorado muito, não teria sido concluído se ficássemos apenas no plano das discussões. Vou buscar técnicos que ajudem a elaborar o plano, vou buscar recursos. Quero convencer o poder executivo da capital de que o hospital municipal é uma saída segura e permanente para a saúde pública de Campo Grande”, ponderou.

 

Guto Dobes

Assessoria de Comunicação do Vereador