ícone whatsapp

Na Tribuna, presidente da Associação de Fibrose Cística de MS fala sobre a importância da conscientização da doença

03.10.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária desta terça-feira (3) contou com a participação da presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Fibrose Cística (ASMFC), Nelcila da Silva Masselink, que usou a Tribuna para falar sobre o tema: Fibrose Cística. O convite foi feito pelo vereador André Salineiro.

“A Fibrose Cística é uma doença genética, não é contagiosa e a mais comum das doenças raras, que atinge os sistemas respiratório e digestório.  Sou avó de um fibrocístico, muitos não sabem o que é a doença, ela é pouco divulgada, por isso, pouco conhecida. O tratamento dos pacientes deve envolver, além de medicamentos, programa de fisioterapia respiratória, hidratação, tratamento precoce das infecções respiratórias e fluidificação de secreções. O acompanhamento é multidisciplinar, envolvendo psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros especialistas”, explicou a presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Fibrose Cística.

Conforme explicou Nelcila da Silva, em agosto de 2017 foi aprovado um Projeto de Lei na Câmara que declarou a Associação Sul-Mato-Grossense de Fibrose Cística de utilidade pública. “No mês de agosto uma porta se abriu, através do projeto do vereador André salineiro, amparado aos demais vereadores”, enalteceu.

 “Acompanhei muitos óbitos, sofrimento das famílias, presenciei pessoas responsáveis em dar atenção básica à saúde publica com atitudes de descaso, negligência e desconhecimento da gravidade da doença. Quero sair da situação de cobrar, apontar erros e falhas da gestão pública, quero contribuir com minha experiência, por ter na família um fibrocístico”, declarou.

 Segundo a presidente da Associação, “tenho disponibilidade para desenvolver projetos e colocar em ação, em prol da qualidade de vida dos fibrocísticos. A maioria não conclui o ensino médio e não permanece no mercado de trabalho”, lamentou.

 De acordo com o vereador André Salineiro, “é uma honra poder trazer para Tribuna um assunto que precisa ser de conhecimento de todos, muitas famílias passam por isso e não sabem, o tratamento não é simples, mas o tratamento é a única forma de possibilitar uma qualidade de vida ao paciente. A associação vem com essa ideia, de levar a informação sobre a doença, tornar esse conhecimento mais popular”, salientou.

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal