ícone whatsapp

Mulheres são homenageadas com Medalha “Celina Martins Jallad” em solenidade na Câmara

08.03.2017 · 12:00 · Solenidades

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na manhã desta quarta-feira (8 de março) a 2ª Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”, homenageando 28 mulheres da sociedade campo-grandense com a comenda.

A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13. A solenidade foi promovida pelas duas vereadoras que compõem o Legislativo Municipal, Dharleng Campos e Enfermeira Cida.

A sessão foi aberta com a apresentação do cantor, músico e compositor há 20 anos na Capital, Rodrigo Moraes, que executou a música “Cuidar bem delas”. Rodrigo participou no ano passado do Concurso Nacional da Canção “Maria da Penha”, realizado em Brasília, com o tema “A violência contra a mulher”.

A solenidade contou ainda com a apresentação cultural do Grupo Fantasia, criado em 2007 e formado por pessoas com idade superior a 60 anos, que freqüentam o Centro de Múltiplas Atividades e Convivência do idoso “Vovó Ziza”. O grupo, incentivado por Ely Cicalise, é preparado tecnicamente e coreografado pela professora Sonia Ruas Rolon e coordenado, desde sua criação, pelo vereador Valdir Gomes.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha “temos que destacar o exemplo de perseverança e resistência que as mulheres têm demonstrado junto à sociedade, contribuindo de forma significativa, desde a geração de um ser, até todas as formas e maneiras de administração, gestão, de comando, de apoio e sustentação e é com essa respeitabilidade que eu saúdo cada uma de vocês”, disse o parlamentar às mulheres que lotaram o Plenário Oliva Enciso. 

Discursando em nome de todos os vereadores, a vereadora Dharleng Campos, que presidiu a solenidade, destacou que “hoje é o nosso dia, hoje é o dia de reflexão. Temos muitos espaços para ocupar, em todos os lugares, com toda liberdade que temos para escolher os espaços que queremos ocupar. Hoje algumas mulheres ainda vivem situação de violência. Em Campo Grande existe a primeira Casa da Mulher Brasileira, que tem cuidado das mulheres que sofrem com violência doméstica. Nós mulheres não queremos andar na frente dos homens, queremos andar do lado, queremos andar juntos”, afirmou. 

Segundo a vereadora Enfermeira Cida “precisamos ter a clareza do nosso papel na sociedade. Precisamos, mulheres, retomar a nossa luta na sociedade, porém de forma bastante democrática, para que possamos realmente cumprir nosso papel na política brasileira”, clamou.

Em nome das homenageadas, Ely Nida Costa Cicalise emocionou a todos os presentes ao apresentar um lindo poema destacando o papel da mulher na história mundial, relembrando as conquistas e os direitos alcançados pela mulher ao longo dos anos. “A história da mulher é muito linda. Como mulher tenho meus objetivos, tenho meus direitos garantidos pela legislação que vocês fazem”, disse.

A primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Trad foi uma das homenageadas e na Tribuna destacou que “o papel da mulher é fundamental na geração da vida e na formação dos filhos, na formação dos homens que estão aqui hoje e nos representam. Eles são criados por mulheres e cabe a nós mulheres educá-los, lembrando sempre do respeito e da importância da mulher. Estou aqui para convidar vocês, sociedade das mulheres de Campo Grande, para junto com a Prefeitura e com essa Casa de Leis, possamos reconstruir Campo Grande e escrever uma nova história, a história de uma Campo Grande feliz, com a mulher cada vez mis fortalecida e humanizando ainda mais a nossa cidade”, reforçou.

Por fim, a vice-prefeita da Capital Adriane Lopes afirmou que “cada mulher onde quer que esteja ou o papel que esteja cumprindo, faz com excelência. Para nós estarmos aqui muitas morremos na luta por espaço, por conquistas. Estamos em busca dos lugares que a nós também é devido. Hoje em Mato Grosso do Sul temos menos de 10% de mulheres ocupando cargos públicos”, salientou.

 

Confira a lista dos homenageados:

 

ADEMIR SANTANA – Mary Amalia Albernaz

ANDRE SALINEIRO – Delurce de Souza Morais

AYRTON ARAÚJO DO PT – Vanda Peres Degas

BETINHO – Sonia Soares Greenhalgh

CARLÃO – Elza Fernandes Ortelhado

CAZUZA – Andréia Dias Anzou

CHIQUINHO TELLES – Tatiana Trad

DELEGADO WELLINGTON – Mirian Elizabeth Lemos Dutra

DHARLENG CAMPOS – Maria Heluy de Campos

DR. ANTONIO CRUZ – Rosely Duarte Vinha

DR. LOESTER – Wilma Maria Ichiy Furrer

DR. WILSON SAMI – Maria Luiza Serrou dos Santos

EDUARDO ROMERO – Maria Cristina Ferreira Tavares Rodrigues

ENFERMEIRA CIDA AMARAL – Maria José Gomes Duarte

FRITZZ – Sônia Solange Ennes Pessoa

GILMAR DA CRUZ – Silvia Cristina dos Santos Almeida

JOÃO CESAR MATOGROSSO – Dulce Botelho Gonçalves Ferreira “Tia Dolly”

PROF. JOÃO ROCHA – Isolete Lins Campestrini

JUNIOR LONGO – Elizabeth de Souza da Silva

LUCAS DE LIMA – Edileuza Luiz

ODILON DE OLIVEIRA – Madalena Aparecida da Silva

OTAVIO TRAD – Wilmara Rios

PAPY – Devair Santos Melgarejo

Pr. JEREMIAS FLORES – Fátima Flor Corrêa dos Santos

VALDIR GOMES – Ely Nida Costa Cicalise

VETERINÁRIO FRANCISCO – Alaíde Teixeira Gomes

VINICIUS DE SIQUEIRA – Katira Evelim de Carli

WILLIAM MAKSOUD – Adriane Lopes

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal