ícone whatsapp

Michelen Cristina de Souza e Joseane de Sousa Saconi são homenageadas no Dia Municipal da enfermagem

03.07.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta segunda – feira (2) os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Wanda Horta”, em comemoração ao Dia Municipal da Enfermagem. A apresentação cultural ficou por conta da cantora e enfermeira Maressa Siqueira de Aragão Monteiro e também com apresentação da Banda da Guarda Municipal. Participaram da solenidade parlamentares, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Sebastian Rojas, o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Cássia Reis e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren) Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, além de amigos e familiares dos homenageados.

“A Enfermagem é uma categoria importante que participa dos cuidados dos seres humanos. Quando cheguei aqui no primeiro mandato como vereador, constatei que tinha homenagem para o dia do médico e para Enfermeiro não, então imediatamente tratei de criar projeto de lei que homenageia os enfermeiros, nada mais justo. Logo depois outros vereadores criaram a medalha “Wanda de Aguiar Horta”, ela foi uma profissional que buscou ao longo de sua trajetória criar e transmitir um conceito de enfermagem que englobasse todos os aspectos, de arte humanitária, ciência e profissão”, lembrou dr. Loester.

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Michelen Cristina Cândido de Souza, técnica de enfermagem na Santa Casa de Campo Grande, onde atua no centro cirúrgico de oftalmologia. Trabalhou no hospital El Kadri 2007 a 2011, no setor de ortopedia. ”Fiquei super feliz! trabalho na área muito tempo e é um reconhecimento para nossa categoria e para mim como profissional,” pontua Michele.

O parlamentar homenageou também Joseane Ferreira de Sousa Saconi, formada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Pós-Graduada em Cardiologia para Enfermeiros pela faculdade Unyleya. Trabalhou no Hospital Regional Rosa Pedrossian na clinica médica, na Prefeitura Municipal de Campo Grande atuando como enfermeira em endemias e também como enfermeira em Atendimento Domiciliar. “Me senti honrada, muito mesmo. É poucas vezes que vê a gente que alguém está vendo nosso serviço. Fazemos nosso trabalho com amor,” conta Joseane. A data foi instituída no calendário cívico na Casa de Leis por meio de Projeto de Lei de autoria do vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) e pelas Resoluções 1.126/2011 e 1.278/2018.

 Wanda Aguiar Horta – Nascida em Belém do Pará em 11 de agosto de 1926 onde sua família permaneceu até os seus 10 anos de idade e foi nesta cidade que ela realizou seus estudos primários. Em 1936 a família Aguiar muda-se para Ponta Grossa no Paraná, e em 1944 novamente, desta vez foram para Curitiba.

Em 1945, Wanda Horta ganhou uma bolsa de estudos dada pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), órgão recém-criado no Paraná pelo Governo Federal em colaboração com o governo dos Estados Unidos, onde ingressou na Escola de Enfermagem de São Paulo. Em 1953, recebeu o diploma de Licenciada em História Natural, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná. Em 1962, sua Pós-Graduação foi em Pedagogia e Didática Aplicada à Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da USP. Fez o Doutorado em Enfermagem na Escola de Enfermagem Ana Neri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Horta, foi a primeira enfermeira brasileira a preconizar a teoria de enfermagem no campo profissional, embasou as suas pesquisas na Teoria de Motivação Humana de Abrahan Maslow. Os estudos de Horta foram percussores, no entanto, somente em 1979 que a atenção dos enfermeiros brasileiros passa a ser direcionado para o processo de enfermagem.

 

Wanda sofria de uma doença crônica degenerativa chamada de Esclerose Múltipla (ME). A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e auto imune e provoca dificuldades motoras e sensitivas que acomete geralmente jovens entre 20 a 30 anos. Em 1981 Horta aposentou-se do trabalho e já estava em cadeira de rodas e com o avanço da doença acabou falecendo no mesmo ano, mas ela trabalhou até o último dia de vida.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador
Andréa Barros