ícone whatsapp

Junior Longo presta homenagem a Comunidade Nordestina que vive em Campo Grande

21.06.2017 · 12:00 · Vereador Junior Longo

O vereador Junior Longo presta homenagem a dois nordestinos nesta quarta-feira (21) a partir das 19 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Nordestina.

Junior Longo presta homenagem ao Pastor Diego Marcelino Barbosa e a Maria Esmeraldina de Souza.

A data foi instituída no município de Campo Grande por meio da Lei n° 4.765/2009. O Dia da Comunidade Nordestina é comemorado dia 2 de agosto, em alusão ao dia da morte do “Rei do Baião, o Gonzagão”, Luiz Gonzaga.

Currículo dos Homenageados:

Diego Marcelino Silva Barbosa – Nascido na cidade de Ipiaú – BA, em 16 de Julho de 1986, filho de Colinérico Barbosa dos Santos Filho e Emília Silva Neta. Passou toda sua infância no nordeste, um exímio apreciador da culinária raiz, lembra-se sempre da riqueza cultural e das belezas de sua terra.  Chegou a Campo Grande no ano de 2002 com apenas 16 anos de idade, onde terminou o ensino médio, serviu no período obrigatório ao exercito brasileiro. 

Em 2011 formou-se em Direito, constitui família casando com uma sul-mato-grossense Miriã Ribeiro de Oliveira. Dessa união teve dois filhos Nicolas e Kaio. Atualmente é advogado, pastor e professor, nunca esquecendo seus valores e sua cultura nordestina, enraizados em seu coração e em suas memórias.

Maria Esmeraldina de Souza – Nascida em Itapipoca – CE, em 23 de julho de 1933, teve sua difícil infância no sertão, terra que, apesar de suas mazelas, jamais sairá de seu coração. Teve audácia e resistência para enfrentar a vida, sempre cultivando a cultura nordestina aflorada em sua alma. Em Campo Grande, Maria rendeu-se a sua fé inabalável e em 1977 cedeu sua casa para cultos evangelísticos, por muito tempo os cultos ficaram frequentes na sua residência. Foi então que surgiram cinco igrejas, do mesmo ministério: Vila Nasser, Santa Luzia, José Abrão, Santa Carmélia e Vila Célia. Hoje, aos 83 anos, Maria mantém a vivacidade e a fé, tipicamente nordestinas, e com seu jeito “arretado” continua fazendo trabalhos evangelísticos.

“O povo nordestino é um povo trabalhador, que muito contribui para o crescimento e desenvolvimento de nossa Campo Grande. É com muito orgulho que homenageio toda a comunidade nordestina em nome de Diego Marcelino Silva Barbosa e de Maria Esmeraldina de Souza.

A solenidade será realizada no Plenário Oliva Enio, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park.

 

Andressa Lopes

Assessoria de Imprensa do Vereador