ícone whatsapp

Dr. Sami defende que faturas de serviços de água e energia sejam emitidas também em braile

15.08.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Oportunidade, igualdade  e inserção no mercado de trabalho. Direito garantido a todos os cidadãos, mas que precisa ser conquistado com muito esforço por quem tem limitações, como a deficiência visual.

Na sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal da Capital, o presidente do ISMAC (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) Marcio Ramos, fez uso da tribuna para destacar as dificuldades dos cegos, em especial para conquistar uma colocação no mercado de trabalho e a importância do apoio da Casa de Leis nesta questão.

”Precisamos do apoio das empresas e desta Casa para que sejamos inseridos no mercado. Todas as pessoas que passam pelo Ismac são capacitadas, formadas, aptas a uma vaga para atuar nas mais diversas áreas e mesmo com cotas, precisamos lutar diariamente por nossos direitos, não apenas para uma colocação, mas lutamos por nossos direitos em tantas outras frentes, é uma luta constante”, relatou o presidente da entidade.

Com o objetivo de garantir que haja garantia dos direitos dos portadores de deficiência visual, o vereador Dr. Wilson Sami defendeu que, além do apoio à inserção no mercado de trabalho, já garantido por cotas, as faturas de serviços básicos, como água e energia elétrica devem ser emitidas em braile, garantindo assim que os deficientes visuais acompanhem consumo e valores como os demais cidadãos.

“É um direito garantido a todos e por isso vou elaborar um Projeto de Lei para que todas as faturas de serviços essenciais sejam também emitidas em braile. O cidadão tem direito de acompanhar e se necessário questionar seu consumo e valor. Parece simples, mas é algo que pode fazer toda diferença e é direito de todos”, afirmou Dr. Sami.

As faturas do serviço de água e esgoto, da concessionária Águas Guariroba, segundo o Ismac podem ser emitidas em braile apenas pessoas cadastradas no instituto. Não há nenhum tipo de serviço semelhante por parte da Energisa.

Sobre o ISMAC – Existente há 60 anos em Campo Grande, o instituto atua na saúde, educação e assistência social, contribuindo para o processo de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, com serviços especializados e gratuitos.

Assessoria de Imprensa do Vereador