ícone whatsapp

Dr. Sami defende leis mais rígidas e resgate da família na luta contra a violência com mulheres e feminicídio

09.08.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Um tema polêmico e especialmente em evidência nas últimas semanas em Campo Grande foi amplamente debatido na sessão desta última terça-feira (8) da Câmara Municipal: a violência contra a mulher. Há exatos 11 anos, o Brasil avança no combate a esse crime com a criação da Lei Maria da Penha e para falar sobre o assunto, a delegada geral da Polícia Civil –DGPC, Drª Rosely Molina fez uso da tribuna da Casa de Leis.

Dra. Rosely, que já foi titular da Delegacia da Mulher, exaltou a importância da lei que coíbe e equilibra a igualdade social entre homens e mulheres.

“Hoje, as mulheres tem pleno conhecimento que a violência não é apenas física. Existe a violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual e que acima de tudo, a violência contra a mulher é um crime contra a família contra os direitos humanos”, afirmou.

O vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) reforçou o quanto é importante que a luta contra a violência praticada contra as mulheres se inicie dentro de casa e que é necessário que hajam leis mais rígidas contra esse tipo de crime.

“Há uma lacuna em nosso Código Penal. Um latrocínio, que é o roubo seguido de morte tem pena entre 20 e 30 anos de reclusão e o feminicídio, que é o assassinato de mulheres por razão de gênero tem pena prevista de 12 a 30 anos de reclusão, segundo o Artigo 121. Crime é crime, são vidas perdidas, não pode haver desvalorização. Acima de tudo, precisamos valorizar e resgatar as famílias, iniciar essa educação dentro de casa, educando nossas crianças sobre respeito e igualdade”, defendeu Dr. Sami.

A pontuação do vereador foi aplaudida em plenário e ganhou apoio dos demais parlamentares.

A vereadora Dharleng Campos (PP) destacou que a colocação do Dr. Sami foi importante.

“O vereador Dr. Sami foi muito feliz ao defender o resgate da família na valorização da mulher”, disse a vereadora. Já o vereador Pappy (SD) comentou que apoia a ideia de que a família é a base para o respeito e igualdade.

“Dr. Sami foi muito coerente. Cresci em uma família com irmãs e sempre fui educado a respeitá-las, a família é a base de tudo”, disse.

A delegada Rosely Molina destacou ainda que, apesar de ainda haver muito a ser melhorado, a Maria da Penha é a Terceira melhor lei do mundo “mas ela precisa ter sua efetividade, com engajamento de toda sociedade”, reforçou.

Feminicídio – Recente caso de feminicídio na Capital, o assassinato da musicista Mayara Amaral, de 27 anos no dia 24 de julho, ganhou repercussão internacional devido a violência do caso.

Assessoria de Imprensa do Vereador