ícone whatsapp

Dr. Sami defende criação de centro de atendimento a pessoas com autismo

15.06.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Atualmente há em Campo Grande cerca de oito mil pessoas com autismo e em Mato Grosso do Sul esse número sobe para 20 mil pessoas. A informação é  da PRODTEA (Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista) que nesta última quinta-feira (14), foi representada pela vice-presidente Naina Dibo durante a Palavra Livre da sessão da Câmara Municipal de Campo Grande.

Naína detalhou a luta constante dos pais e familiares de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), principalmente diante da falta de entidades aptas a prestarem assistência além da Apae. “A Apae já tem uma lista enorme de espera e as pessoas que conseguem ser atendidas, não tem o atendimento adequado para desenvolver suas habilidades. Tenho certeza que se conseguíssemos implantar um centro de tratamento para o Espectro Autista, traríamos mudança na vida de muitas pessoas e seríamos referência no Brasil. Precisamos de políticas públicas urgentes, pois, não estamos conseguindo atender a todos”, revelou.

A representente da PRODTEA agradeceu aos vereadores que dão atenção à situação, citando o Dr. Wilson Sami (MDB). “Agradeço aqueles que sempre nos ouvem e tem as portas abertas, como o Dr. Sami, sempre atencioso”, disse Naína.

O vereador defendeu a criação de um espaço adequado para atendimento multidisciplinar das pessoas com autismo, reforçando o fato de que é importante qualificação. “Ainda não sabemos quais fatores levam o nascimento de crianças com TEA, muitos estudos apontam hipóteses como uso de medicamentos, questões genéticas e fatores ambientais, mas o fato é que não é fácil chegar a um diagnóstico e tampouco lidar com as pessoas autistas. É uma questão urgente que haja um espaço adequado para atendimento, com pessoas capacitadas, pois, sabemos que não é fácil, é imprescindível preparo. Concordo com o pedido do PRODTEA e podem contar comigo nessa luta”, disse Dr. Sami.   

Dados sobre o TEA – Segundo o último senso do IBGE, apresentado pela representante da PRODTEA,no Brasil há dois milhões de autistas. A cada 59 pessoas que nascem, uma nasce com autismo e a estimativa é que em  2025 a cada duas crianças que nascerem, uma vai ser autista.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador