ícone whatsapp

Dr. Sami aponta necessidade de melhorias na atenção à saúde da gestante e exalta importância da atuação de enfermeiros obstétricos

03.04.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

O bem-estar da puérpere foi debatido nesta segunda-feira (02) durante a Audiência Pública sobre a atenção à saúde no ciclo gravídico-puerperal em Campo Grande.

Com a participação de profissionais da Enfermagem e representantes de entidades relacionadas à saúde, a humanização no atendimento às gestantes e puérperes foi o principal ponto debatido.

A gerente da Saúde da Mulher Estadual e membro do Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres, Hilda Guimarães Freitas, pontuoui a importância da enfermagem obstétrica para a humanização no atendimento a estas pacientes. “Nossa maior luta é reverter a mortalidade materna e infantil. A atuação de enfermeiros obstétricos é um grande avanço”, avalia Hilda.

Com mais de 35 anos de experiência como obstetra, o vereador Dr. Wilson Sami levantou duas questões importantes para a melhoria na atenção prestada à gestante e puérpere: o problema do pré-natal eficaz e a relevância da atuação entre médicos e enfermeiros em parceria. “Muitas vezes solicitamos um exame a uma gestante e ela só consegue acesso a este exame e retorno ao consultório após 40 dias. Isso é algo grave e precisamos melhorar a gestão no pré-natal. Além disso, o enfermeiro obstétrico é fundamental para o nosso trabalho. Reconheci essa importância ainda no período da residência, quando conheci uma enfermeira que sabia exatamente sobre cada situação. Precisamos atuar em parceria pelo bem da paciente nesse momento tão especial”, avaliou Dr. Sami.

A audiência foi proposta pela Comissão de Saúde da Casa de Leis Municipal. Participaram dos debates: a diretora do Hospital Regional de Ponta Porã, enfermeira Giulia Stefanie Brey; presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dr. Sebastião Junior Henrique; representante do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) e membro da Comissão de Saúde da Mulher, Elisanete de Lourdes Carvalho; a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Sara Delfino da Silva; técnica da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Ana  José Alves; a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado de Mato Grosso do Sul, Sônia Solange Pessoa e dos vereadores e Enfermeira Cida e Fritz.

Assessoria de Imprensa do Vereador