ícone whatsapp

Comissão Permanente de Educação e Desporto irá percorrer Escolas Municipais

31.03.2017 · 12:00 · Audiência Pública

Em busca de solução para a violência nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), foi realizada Audiência Pública nesta sexta-feira (31), na Câmara Municipal de Campo Grande. A reunião foi convocada pela Comissão Permanente de Educação e Desporto.

Conforme relatou a Presidente do Conselho das Escolas Municipais e Ceinfs, Maria Lucia, a situação nas escolas é emergencial. “Vivemos em situação de vulnerabilidade, estamos a mercê da bandidagem, estamos cheios de traficantes no entorno das escolas, esse é o retrato das nossas escolas. Precisamos de uma frequente ronda policial. É preciso dar prioridades para as escolas públicas”, destacou.

A Secretária Municipal de Educação, Ilza Mateus de Souza, em seu discurso afirmou: “Os princípios do que é certo e errado devem ser ensinados pelos pais, mas é obrigação também das escolas ensinar os princípios éticos e apoiar as famílias na educação. É preciso trabalhar com as famílias, que muitas vezes não sabem o que fazer com seus filhos rebeldes, envolver assistência social, clube de mães, associação de moradores, escola, polícia militar, para que um fortaleça o outro”.

Hudson Bonfim, representante da Guarda Municipal, relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia. ”Há dificuldade em conter o tráfico de drogas no entorno das escolas, temos que envolver as secretarias responsáveis, trabalhar com o problema de frente. Uma solução seria o monitoramento eletrônico (câmeras, alarmes), aumentar a presença de guardas no entorno das escolas, realizar palestras com os pais, disponibilizar mecanismos para a guarda municipal trabalhar, para assim conseguir alcançar resultados positivos”, disse.

Segundo o Delegado Paulo de Souza Lauretto, titular da Delegacia de Proteção a Crianças e ao Adolescente (DPCA), “a escola não tem obrigação de educar a criança, mas o Estado tem obrigação de ajudar, amparar essas famílias que necessitam de suporte”.

Percorrendo as escolas

A Comissão Permanente de Educação e Desporto, composta pelos vereadores Valdir Gomes, André Salineiro, Ademir Santana, Delegado Wellington e Veterinário Francisco, assumiu o compromisso de que, a partir da semana que vem, irá percorrer as escolas da Rede Municipal em busca de um levantamento das situações decorrentes da marginalidade, fazer um mapeamento dos problemas enfrentados, e com isso desenvolver ações para  solucionar os problemas. 

A Mesa foi composta por Maria das Graças Macedo, Secretária Municipal de Gestão, Ilza Mateus de Souza, Secretária Municipal de Educação, Pedro Pedrossian, Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Valério Azambuja, Secretário da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, Tania Maria Terra, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriana Banar Pleutin, Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Campo Grande, Tenente Coronel Emerson de Almeida Vicente, representando o Coronel Waldir Ribeiro (Comandante Geral da Polícia Militar), Dr Paulo De Souza Lauretto, Delegado Titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, Dr Gomides Ferreira dos Santos Neto, Delegado da Polícia de Pronto Atendimento a Comunidade, além dos vereadores Valdir Gomes, André Salineiro, Delegado Wellington, Betinho e Pastor Jeremias Flores.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal