ícone whatsapp

Com uma luta marcada em prol da educação, Devair Santos Melgarejo recebe homenagem do Vereador Papy em sessão solene

08.03.2017 · 12:00 · Vereador Papy

Natural da cidade de Terenos e criada em fazenda, Devair Santos Melgarejo, 67 anos, trabalhou na roça até os 9 ajudando os pais. Aos 10 mudou-se para Campo Grande, onde, com muita luta e determinação trabalhou como empregada doméstica para manter os estudos. Por várias vezes teve o sonho de ser professora interrompido por falta de tempo e condições financeiras, mas não desistiu. 

Hoje é reconhecida por ter feito a diferença em Campo Grande através da arte de ensinar enraizada em si em 25 anos como professora em escolas municipais e estaduais, a frente como diretora de escola por 18, atuante defensora dos direitos das crianças, adolescentes, negros e deficientes físicos. 

Já foi prestigiada com medalhas de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à comunidade e hoje, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, recebeu o reconhecimento do Vereador Papy. Papy, em nome de todos os colegas de plenário, lhe outorgou a Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad” durante a 2ª Sessão Solene, realizada na manhã desta quarta-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Para Devair, ter sido homenageada foi uma grande emoção. “Eu fiquei muito feliz mesmo em ser homenageada pelo vereador Papy, só tenho a agradecer. E lembrar de tanta coisa que eu já fiz e ser reconhecida é sempre uma surpresa, sendo que sempre me entreguei ao meu trabalho e às pessoas sem esperar nada em troca. Sempre sofri muito preconceito, inclusive pela minha cor, mas hoje, graças a momentos como esses, me sinto mais confiante para fazer tudo que estiver ao meu alcance”.

O vereador Papy conta que “foi um prazer imenso poder homenagear, num dia tão especial como esse, uma mulher marcada por tantas lutas, mas, principalmente, com tantas vitórias e boas histórias pra contar. Através da Devair passamos a mensagem de que o Dia Internacional da Mulher tem que ser muito mais que uma data a ser comemorada, deve ser um dia de conscientização a favor do respeito e da valorização que elas merecem. Não só hoje, mas todos os dias”.

A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13. A solenidade, que homenageou 28 mulheres da sociedade campo-grandense com a comenda, foi promovida pelas duas vereadoras que compõem o Legislativo Municipal, Dharleng Campos e Enfermeira Cida.

 

Caroline Merlo

Assessoria de Imprensa do Vereador