ícone whatsapp

Cidadãos que colaboram para o desenvolvimento social por meio do esporte são homenageados pelo vereador Dr. Sami em solenidade em comemoração pelo Dia do Futebol Amador

13.07.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Esporte, arte e paixão nacional, o futebol atrai pessoas de todas as idades. Seja em grandes competições ou nos campinhos dos bairros, sempre há um grupo e uma bola correndo.

Para homenagear quem faz a diferença em sua comunidade por meio deste esporte, principalmente promovendo transformações sociais na comunidade, que a Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta quarta-feira (12) a Solenidade em comemoração ao Dia do Futebol Amador.

O vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) escolheu duas personalidades da Capital que utilizam o esporte para a promoção da cidadania: O fundador da escolinha de Futebol Asas do Futro, Diego Teixeira da Silva e o policial Militar, poeta e escritor, fundador do grupo de leitura e futebol, APG – Amigos do Guimarães, Antônio Alves Guimarães.

“São verdadeiros exemplos de cidadania, utilizando o futebol como ferramenta para promoção das boas práticas. O Diego proporciona opção de lazer e cultura a crianças e jovens, mostrando o caminho do bem, livrando das ruas e o Antônio alia cultura e futebol com esse projeto tão interessante de literatura, poesia e esporte entre amigos. É gratificante conhecer pessoas tão empenhadas na promoção do bem”, destaca o vereador.

Sediada no bairro Dom Antônio Barbosa, a escolinha Asas do Futuro oferece futebol de campo e salão, alem de capoeira, balé, hip-hop, tamborlata, artesanato, tae kow do e aulas de cidadania a 130 crianças e jovens de 6 a 16 anos. A escola nasceu em 1998, quando o fundador chegou a Campo Grande com sua família e não havia espaço de lazer no bairro.

“Uns amigos e eu nos juntamos e iniciamos o espaço. Meus pais abraçaram a causa e assim nasceu a ONG. É algo muito importante, pois, estamos em uma região de muita vulnerabilidade e é sabido que de 100 crianças que passam por projetos sociais, ao menos 95 tem um bom futuro. Das que já passaram por aqui, temos casos de jovens que hoje são advogados, outros são funcionários de grandes empresas e isso nos orgulha”, conta o homenageado.

Quanto ao reconhecimento, o fundador da escolinha relata que, independente da homenagem, o maior estímulo é ver o resultado.

“Fico muito feliz, foi uma grande surpresa receber esse reconhecimento do Dr. Sami, mas nosso maior prêmio é ver essas crianças encaminhadas”, avalia.  

Literatura, poesia e futebol. Esses são os componentes do APG – Amigos do Poeta Guimarães, grupo que desde julho de 1997, congrega a paixão pelas três artes. Liderado pelo policial Militar Antônio Alves Guimarães, o grupo é formado por estudantes, profissionais liberais e militares.

“Fico muito feliz com essa homenagem, que não é para mim e sim para a cidade, para todos os que atuam pela educação e esporte”, pontua o homenageado.

A solenidade comemora o Dia Municipal do Futebol Amador, instituído em 19 de julho, por meio da Resolução n° 1.151/12.

Assessoria de Imprensa do Vereador