ícone whatsapp

Aprovado PL do vereador Carlão que faz homenagem recíproca ao berço do Chamamé na Argentina

25.04.2018 · 12:00 · Vereador Carlão

A pedido do Centro Cultural do Chamamé, visando resgatar uma das mais autênticas raízes culturais do estado, o Chamamé, o vereador Carlão (PSB) apresentou Projeto de Lei 8.888/18, alterando nome da Rua Sândalo para “Puerto Tirol”, no Bairro Chácara Cachoeira. O PL foi aprovado durante a sessão de ontem (25) da Câmara Municipal e conforme explicou Carlão, trata-se de uma homenagem recíproca a cidade de Puerto Tirol na Argentina.

“É um projeto simples em atendimento ao Centro do Chamamé que formalizou intercâmbio cultural com a cidade de Puerto Tirol na Argentina, onde nasceu o Chamamé. Vários chamamezeiros representantes da música sul-mato-grossense, como Marlon Maciel Elias, Iltom Gregório de Jesus, Carlos Eduardo Allianz, Antonio Queiroz o (Castelo) e Orlando Rodrigues participaram do Festival de Chamamé em Puerto Tirol e do 28º Festa Nacional do Chamamé de Corrientes. Lá, na Argentina, também batizaram uma rua com o nome de Campo Grande em uma das principais avenidas de Puerto Tirol”, detalhou Carlão.

Moção – No fim do mês de fevereiro o vereador Carlão concedeu moção de congratulações aos chamamezeiros sul-mato-grossenses que participaram do Festival na Argina. Na ocasião Marlon Maciel falou sobre o estilo musical e sua imporatncia cultural.

“O Chamamé é um estilo musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil especialmente em nosso Estado. Em sua origem se integram raízes culturais dos povos indígenas guaranis, dos criollos argentinos e até de imigrantes europeus. O fato de termos sido lembrados para participar desses festivais internacionais nos deixou surpresos e orgulhosos. Somos defensores da bandeira do chamamé e receber esse reconhecimento do berço do estilo é motivo de grande satisfação. Assim como sermos homenageados pelo Poder Legislativo das mãos do vereador Carlão. Estamos honrados e estimulados a continuar fazendo o bom Chamamé”, disse Marlon.

 

Janaina Gaspar

Assessoria de Imprensa do Vereador