logo
11.07.2018 · Solenidades
Aniversário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é comemorado com homenagens na Câmara
img_0926_mesa_dos_trabalhos_homenagem_projeto_rondon_fto_bruno_ribeiro

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na manhã desta quarta-feira (11), Sessão Solene em comemoração ao aniversário de nascimento do “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – Patrono das Comunicações” e também em comemoração da 1º Operação realizada pelo Projeto Rondon.

A solenidade, instituída por meio da Resolução nº. 1.284/18 foi promovida em parceria com a presidente do Instituto Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul - Projeto Rondon/MS, Marilena Dias Barreto dos Reis.

Para a presidente do Instituto Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul - Projeto Rondon/MS, Marilena Dias Barreto dos Reis, reverenciar a memória de Marechal Rondon é um dever cívico. "Nossa Pátria está carente de heróis, nossos heróis do passado estão sendo esquecidos. Agradecemos a proposição da Resolução em comemorar o dia do aniversário de Marechal Rondon. A determinação e o espírito patriótico de Marechal Rondon permitiu que ele realizasse feitos grandiosos, mas o que era mais tocante era sua empatia pelas pessoas. Reverenciar a memória de Marechal Rondon é um dever cívico”, avaliou.

De acordo o 2ª vice-presidente da Casa de Leis, vereador Eduardo Romero, a história de Marechal Rondon inspira muitos outros Projetos. "Para a Câmara Municipal todas as homenagens são importantes por reconhecer quem fez, quem faz e ser inspiração para continuar a fazer. A história de Rondon inspira muitos outros projetos não só em Mato Grosso do Sul, mas no Brasil todo. Hoje essas pessoas que são agraciadas com esse reconhecimento são pessoas que fazem parte dessa história. Nosso desejo que continuem espalhando e plantando o bem”, destacou. 

Dia 05 de maio é comemorado o aniversário do Marechal Rondon e no dia 11 de julho foi realizada a 1ª Operação do Projeto Rondon, que em 1967, levou a equipe de 30 acadêmicos e 02 professores para Rondônia.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é Patrono das Comunicações, sertanista, desbravador, humanista, deixou registros cartográficos e astronômicos iniciados na década de 1920, que ainda hoje, com todo avanço tecnológico, ao ser comparado com novas pesquisas, apresentam poucas diferenças.

Confira a lista de homenageados:

General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

Joaquim Silva e Luna

General-de-Exército José Luiz Dias Freitas

General-de-Brigada Márcio Bessa Campos

Reinaldo Azambuja

General Juarez Aparecido de Paula Cunha

Coronel Sérgio Mário Pasquali

Coronel Hidenobu Yatabe

Antônio Cézar Lacerda Alves

Agostinho Gonçalves da Mota

Tenente Coronel Fabio Batista Bogoni

Pe. Paulo Sérgio Vital da Cruz

Raul dos Santos Neto

Jorge José Pinto de Castro

Edimarcio Barros Marques

Luis Fernando Angerosa Stumpo

Ulysses Conceição Filho

José Ferreira Gonçalves

André Nogueira Borges

Querino Mendonça

Cristian Gaspar Crispin

Natalina Da Rocha Vieira

Ângelo Alves De Abreu

Thiago Ramos Da Silva

Maria Gabriela Alves Ferreira

Antônio Parron Aranda

Lucas Bezerra da Silva Azuaga

Pedro Guenji Nishi

Jonas de Souza Cavada

Estanislau Monteiro Oliveira

Lenis Lemes

José Rondon Severo

 

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.