ícone whatsapp

Agora é Lei: Sancionada a Lei que autoriza a criação do Programa Arte com Pneus

09.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial de Campo Grande da última sexta-feira (06), a Lei nº 6.035/18 que autoriza a criação do programa “Programa Arte com Pneus”, de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB) com os vereadores Otávio Trad, Eduardo Romero, Gilmar da Cruz e André Salineiro. O projeto desenvolvido por detentos do Sistema Penitenciário reutiliza pneus velhos para a confecção de brinquedos para parques infantis nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da Capital, gerando economia de 69% na confecção de brinquedos.

“É um grande ganho para toda a sociedade, tanto pelo fator econômico quanto o social. Esse projeto contempla a preservação do meio ambiente, a economia para a construção de parques infantis e também, ajuda na ressocialização do detento, que a cada três dias trabalhados, tem um dia remido de sua pena”, acrescentou o vereador. 

O programa evidencia o trabalho realizado pelo parlamentar no Plano Municipal de Segurança Pública de Campo Grande, Lei 5.865/17, também de sua autoria e que atende o eixo 01 de Prevenção e do Controle de Delitos, que visa à prevenção de delitos e da violência por meio do desenvolvimento inclusivo, instituições de segurança e justiça eficazes, além de medidas para estimular a convivência segura e cidadã.

Arte com Pneus – Desde a criação do projeto, cinco centros educacionais já foram contemplados pelo projeto. Os parques são construídos pelos internos do presídio de segurança máxima, em Campo Grande, e instalado pelos detentos do semi-aberto da Capital.

De acordo com dados da Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande, o valor médio de um parque com balanço, escorregador e gangorra fica em torno de R$ 2.150. Já o custo na produção dos mesmos brinquedos, porém com pneu reutilizado, chega a um valor médio total de R$ 664,00.

 

Solange Mori

Assessoria de Imprensa do Vereador