ícone whatsapp

Preocupada com a precarização da saúde em tempos de pandemia, Enfª Cida Amaral promove live

03.08.2020 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Promovida pela vereadora enfermeira Cida Amaral (PSDB), a live transmitida no último dia (30) reuniu a defensora pública Cível de Segunda Instância da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Olga de Marco e o advogado, especialista em Saúde Pública, Péricles Gonçalves. O tema foi “Combate à Precarização da Assistência à Saúde em Tempos de Pandemia”

O objetivo foi esclarecer assuntos como melhorias no serviço de saúde à população, condições de trabalho dos servidores públicos da área da saúde no município, direitos dos trabalhadores, contratação de novos profissionais e estratégias para atuação do legislativo municipal.

SOBRECARGA

A vereadora ressaltou que tem recebido reclamações em relação a demora nos atendimentos e sobrecarga na equipe de saúde, reduzida, em decorrência da pandemia. “Os profissionais estão cansados e sobrecarregados e há reclamações de servidores da saúde referente a suspensão do descanso e até o cancelamento das férias do mês de agosto”, questionou a parlamentar.

Como resposta, a defensora pública explicou que as férias e o descanso são garantias constitucionais dos trabalhadores. “O objetivo é que o trabalhador restaure suas energias para garantir um atendimento de qualidade e livre de riscos à população. Retirar ou reduzir o acesso ao descanso e férias pode desgastar ainda mais os servidores, comprometendo a qualidade do serviço oferecido com a precarização do cuidado e assistência”, ressaltou.

No final da live, a vereadora afirmou que irá apresentar alternativas ao Poder Executivo, como forma de realizar mais contratações emergenciais, para que não restrinja o descanso dos servidores, bem como suas férias, da mesma forma, que continue fornecendo atendimento de qualidade para a população. E ressaltou ainda que está fazendo um apelo ao prefeito Marcos Trad para que sancione e regulamente o adicional de insalubridade aos profissionais de saúde, que  estão na linha de frente no combate à Covid-19.

Assessoria de Imprensa da Vereadora