ícone whatsapp

Zé da Farmácia cobra gestão na saúde após falta de medicamentos em unidades na capital

09.02.2023 · 8:36 · Vereador Zé da Farmácia

Na manhã desta quinta feira a equipe do gabinete do vereador Zé da Farmácia recebeu várias denúncias sobre a falta de remédios em muitas das unidades de saúde de Campo Grande. Infelizmente é uma pauta recorrente dentro da realidade do sistema de saúde em nossa capital, onde podemos constar que houveram vários pedidos encaminhados nesse sentido, com pouco ou nenhum resultado.

Em contato com o Centro especializado Municipal (CEM), uma lista de fármacos que estão em falta foi enviada e confirmada, tais como:

Losartana, sinvastatina, Bromopida, insulina, alodipino, enalapril, metformina de 500 e 850, diosmina e finasterida,doxozasina. “Alguns desses medicamentos estão em falta há tempos, não tem sua formulação distribuída gratuitamente, ou seja, tem que comprar e distribuir na rede. Algo que não acontece com frequência” – Alertou um funcionário que não quis se identificar.

A cobrança sobre a demanda de remédios, distribuição e administração correta para toda a rede municipal de saúde, será pauta do vereador Zé da Farmácia em sessão ordinária que acontecerá nesta quinta-feira (09). “Nossa função é fiscalizar e cobrar das secretarias competentes a gestão correta da pasta, remédios não pode faltar em prateleiras, isso representa perigo para população
que depende desses medicamentos para dor, controle de pressão, tratamentos de doenças entre outros…” salientou o parlamentar.

Outra preocupação são as falhas e quedas no sistema entre as unidades e o SISREG (Sistema Nacional de Regulação). É um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Foi constatado que por vezes o sistema se encontra “Fora do ar”, o que leva a demora no lançamento de consultas, laudos e encaixes em exames de maior complexibilidade. “Entendemos que a base do sistema fica em Brasília, e pode ser que o problema já venha de lá, mas é mais um a questão de gestão a ser resolvida. Não é possível que um cidadão não consiga marcar seu exame ou
tenha que voltar a unidade em dias posteriores devido a esse tipo de problema” finaliza o vereador.

Assessoria de Imprensa do Vereador