28.07.2021 · 12:00 · Vereador William Maksoud
A chegada de uma intensa massa de ar frio em Campo Grande, com previsão de temperaturas abaixo de 10ºC, fez com que a Prefeitura ampliasse de 8 para 12 as equipes que atuam no Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Para incentivar a solidariedade, o vereador William Maksoud reforçou a campanha do Município nas redes sociais.
“Frio mata, solidariedade aquece. Encontrou alguém em situação de rua? Liguei para a prefeitura. As equipes irão intensificar as abordagens à população em situação de rua e oferecer os serviços da Rede de Assistência Social disponíveis nas unidades de acolhimento”, ressaltou Maksoud.
Segundo a Secretaria de Assistência Social (SAS), as ações ocorrem 24 horas por dia, por meio de busca ativa e mediante denúncias da população através dos telefones (67) 98404-7529 ou 98471-8149, que funcionam de forma ininterrupta.
“As ações direcionadas a este público acontecem em diversos pontos da área central, viadutos e próximo ao antigo terminal rodoviário. O objetivo é a saída dessas pessoas das ruas, mas existe uma parcela que recusa os serviços, principalmente devido ao uso de substâncias psicoativas”, afirma a prefeitura em nota.
Nesses casos, os profissionais entregam cobertores e programam novas abordagens. Apesar das recusas, no inverno a aceitação pelo acolhimento aumenta em média 20%. Já no Centro POP, onde é realizada a triagem para o encaminhamento às unidades, a procura espontânea cresce 50%.
Ainda de acordo com a pasta, as pessoas que aceitam o acolhimento são encaminhadas, de acordo com o seu perfil, para a UAIFA I (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias – antigo Cetremi), Casa de Passagem Resgate (imigrantes, migrantes e idosos) e Casa de Apoio São Francisco. Nesses locais eles realizam a higiene pessoal, recebem roupas e agasalhos doados pela população e atendimento psicossocial. Nas unidades também são oferecidas cinco refeições diárias.
Assessoria de Imprensa do Vereador