ícone whatsapp

Maksoud dá entrada em projeto Programa de Valorização à Vida nas escolas municipais

06.09.2019 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Os casos de suicídio vem aumentando sendo uma das principais causas de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Pensando nisso, o vereador William Maksoud deu entrada nesta quinta-feira (5) no projeto de lei Programa de Valorização da Vida nas escolas da Rede Municipal de Campo Grande.

O objetivo é a luta pela valorização da vida, mediante o fornecimento de autoestima e solidificação de valores que sustentem o desenvolvimento psicossocial e contribuam para a promoção da resolução de conflitos cotidianos vivenciados pelas crianças e adolescentes das unidades da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

Dessa forma, pretende-se alertar todos os segmentos da comunidade escolar a respeito da realidade emocional por que passam as crianças e adolescentes, afim de promover estratégias com ações de prevenção.

Para isso, serão fornecidas informações básicas sobre situações que caracterizam suicídio, automutilação e depressão; orientação especializada às equipes técnico-pedagógica e docentes; ações para promoção do vínculo afetivo-emocional entre professores e alunos, com momentos de reflexão que favoreçam a boa convivência, crescimento das relações interpessoais, respeito mútuo, o acolhimento das diferenças e a comunicação.

Também serão realizadas ações para ampliar o olhar dos educadores afim de que possam perceber os diversos comportamentos que caracterizam suicídio, automutilação e depressão.

Ainda de acordo com o projeto, dois ou mais técnicos do programa com técnicos da escola poderão atender os alunos, individualmente, caso manifestem interesse, com os devidos encaminhamentos. Casos emergenciais, em que se perceba risco eminente à vida, devem ser encaminhados para a rede de apoio (conselhos tutelares, centros de atenção psicossocial infantojuvenil, unidades básicas de saúde, unidade de Pronto Atendimento, escolas-clínicas de psicologia).

Conforme o texto do projeto, o programa será organizado, coordenado implantado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, sob responsabilidade da Superintendência de Gestão e Normas/SUGENOR.

As escolas interessadas em receberem o programa devem fazer contato com técnicos da Superintendência de Gestão e Normas. Caberá a unidade responsável da Secretaria de Educação decidir qual tipo de atendimento será fornecido a unidade: se primeiramente através de reunião e palestra com profissionais de educação na escola, com vivência de alunos em grupo, atendimento individual ao aluno que desejar e encaminhamento de casos emergenciais aos órgãos competentes.

Assessoria de Imprensa do Vereador