ícone whatsapp

Vereador Tabosa concede título de visitante ilustre a estudante alemã que fez estágio no seu gabinete

27.03.2023 · 11:16 · Vereador Tabosa

Clique na imagem para ver a galeria completa

O gabinete do vereador Marcos Tabosa (PDT) foi o local escolhido pela estudante Maria Cecília Horch, 19 anos, de nacionalidade alemã, para fazer um estágio de uma semana visando conhecer de perto o formato de um mandato parlamentar municipal num sistema político democrático, que tenha representação sindical.

Maria Cecília reside no sul da Alemanha, na cidade de Berlichingen, que não é muito conhecida por ser pequena e ser habitada por aproximadamente 700 pessoas, mas lembrada no livro do poeta alemão Johan Wolfgang Von Goethe que narra a vida de um cavalheiro que morava na cidade.

Filha de mãe brasileira e pai alemão, Maria Cecília fala cinco idiomas (Alemão, Português, Inglês, Espanhol e Latim) e luta Karatê desde os 11 anos, estando hoje na Faixa Preta da categoria do 1º DAN e utilizando dessas habilidades para ensinar crianças com idade entre 4 e 14 anos na sua cidade.

Estudiosa e aplicada na busca do conhecimento desde criança, Maria Cecília está se preparando para entrar na faculdade alemã para cursar Relações Internacionais em outubro deste ano, sendo importante na sua admissão nesta faculdade, conhecimento político de outras nacionalidades.

Com família no Brasil descendente de sua mãe, Maria Cecília veio saber como funciona um país de regime democrático e por conta de ter parente distante em Campo Grande, recebeu a sugestão de fazer um estágio no gabinete do vereador Marcos Tabosa, que tem origem no movimento sindical.

Por uma semana, a estudante presenciou no gabinete do vereador Marcos Tabosa como funciona o mandato parlamentar de um vereador, cuja origem vem do mundo sindical. Aguerrido e focado na defesa dos servidores, Tabosa tem um discurso muito duro quanto se trata dos direitos dos servidores, sem perder de vista o interesse do cidadão comum que também enfrenta dificuldades na sua comunidade.

Maria Cecília acompanhou o vereador Tabosa em ação na Câmara Municipal em dias de sessão, bem como no contato que ele faz diariamente com moradores e servidores, especialmente no seu dia a dia como presidente do Sisem (Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande), demonstrando muita versatilidade e conhecimento naquilo que acreditar ser o correto.

Satisfeita com o conhecimento adquirido nesta semana de estágio no gabinete do vereador, Maria Cecília foi contemplada com o título de visitante ilustre, apresentada pelo vereador Tabosa à mesa diretora da Câmara Municipal e aprovada por unanimidade pelos demais pares da Casa de Leis que reconheceu no esforço da estudante alemã em levar para o seu país um pouco do cotidiano e da vida parlamentar dos campo-grandenses.

Palmir Cleverson Franco
Assessoria de Imprensa do Vereador