ícone whatsapp

Mulheres educadoras são homenageadas pelo vereador Tabosa na Câmara Municipal

09.03.2023 · 12:29 · Vereador Tabosa

Clique na imagem para ver a galeria completa

Em sessão solene, realizada pela Câmara dos Vereadores na noite desta quinta-feira, dia 08 de março, homenageou inúmeras mulheres com a “Medalha Legislativa Celina Martins Jallad” pelos relevantes serviços prestados à sociedade alusiva ao “Dia Internacional da Mulher”, celebrado no mundo inteiro para reconhecer o valor do gênero feminino por sua importância na construção de uma sociedade mais humana e igualitária. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13.

O vereador Marcos Tabosa (PDT) escolheu entre suas homenageadas duas mulheres que exercem fundamental papel na área da educação: as professoras Nágila Kelli Prado Sana Utinói e Madalena Pereira da Silva. As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959.

MEDALHA CELINA JALLAD

A Medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi professora, empresária, deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Na sua carreira, foi secretária estadual de Ação Comunitária e de Bem-Estar Social. De 1995 a 1998 exerceu seu primeiro mandato como deputada estadual, sendo reeleita para mais três mandatos Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. Em 2010 foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas, primeira mulher a ocupar o cargo. Celina faleceu em fevereiro de 2011.

NÁGILA KELLI PRADO SANA UTINÓI

Nagila é professora mestre da UEMS e da rede estadual de ensino de MS. Fundadora do Projeto mulheres empoderadas (apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade em contexto de violência doméstica), pesquisadora das línguas africanas no Brasil e voluntária em projeto religioso e Guiné Bissau.

MADALENA PEREIRA DA SILVA

Madalena é pedagoga com especialização em Psicopedagogia, mãe de 2 filhas, vovó do Arthur, professora aposentada das redes municipal de ensino de Campo Grande e Estado de Mato Grosso do Sul. Foi presidenta da AMT/PDT MS, no período de fevereiro de 2017 a setembro de 2022, membro titular do Fórum Estadual de EJA MS. Foi candidata a vereadora de Campo Grande, atualmente é a suplente e Secretária Educacional do Sindicato Campo-Grandense dos profissionais da educação pública (ACP) e militante feminista e causas sociais.

Para o vereador Marcos Tabosa homenagear essas mulheres que exercem um extraordinário papel na formação da futura geração é uma grande honra. “Mais do que homenagear as professoras Nágila e Madalena neste dia, é reconhecer através delas, a força, a importância que as mulheres exercem na nossa sociedade! É confessar que sem elas o mundo e tudo que conhecemos como povo civilizado só existe porque elas contribuem com sua graça, beleza, sensibilidade e humanidade”, reconhece o vereador Marcos Tabosa.

Palmir Cleverson Franco
Assessoria de Imprensa do Vereador