ícone whatsapp

Ato heróico de motorista de transporte coletivo e GCM contra o assédio a adolescentes teve reconhecimento do vereador Tabosa

24.05.2023 · 6:50 · Vereador Tabosa

Clique na imagem para ver a galeria completa

Uma ação praticada pelo motorista da empresa Jaguar Transportes Urbanos, Elton da Costa de Paula com a ajuda dos GCM Lúcio Leite Rondon, Gislaine Oliveira dos Santos sob o comando de Andryvander Lopes Barbosa Gonçalves tirou de circulação um miliante que estava assediando adolescentes dentro do ônibus da linha 308 em Campo Grande no último dia 17. A atitude do motorista e dos GCM teve o reconhecimento com moção de congratulação apresentada pelo vereador Marcos Tabosa (PDT), na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 23.

De acordo com as informações da Guarda Civil Metropolitana, o motorista do itinerário 308 (Terminal Bandeirantes – Bairro Santa Emília) notou o comportamento suspeito de um passageiro no momento do seu embarque, no terminal. Segundo ele, o sujeito estava falando muito alto e perturbando os passageiros, até que conseguiu ficar sozinho com as adolescentes dentro do ônibus e elas começaram a reclamar, pedindo para que ele se afastasse delas. O motorista, ao ver a cena, interferiu e uma das adolescentes afirmou que o homem estava tentando agarrá-las à força. Imediatamente, o motorista trancou as portas do ônibus e puxou o freio de mão.

Acionada pelo motorista Elton, a guarnição comandada pelo GCM Andryvander Lopes Barbosa Gonçalves, da região da Lagoas e os guardas Lúcio Leite Rondon e Gislaine Oliveira dos Santos entraram imediatamente em ação e efetuaram a prisão do meliante que assediava adolescentes dentro do ônibus. O trabalho e a eficiência da equipe no atendimento e resolução da ocorrência foi precisa e perfeita.

A moção de congratulação é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho realizado por personalidades e agentes de segurança pública. Ao receber esse tipo de homenagem, os profissionais são encorajados a continuar desempenhando suas funções com dedicação e responsabilidade, sabendo que seu trabalho é apreciado e valorizado pela sociedade.

Os GCM Rondon e Gislaine sob o comando do GCM Andryvander Lopes Barbosa Gonçalves, tiveram uma excelente condução da ação que resultou na prisão de um meliante por importunar adolescentes dentro do ônibus do transporte coletivo, promovendo assim a preservação dos direitos dos adolescentes envolvidos na ocorrência.

Para o vereador Tabosa, o combate ao assédio sexual praticado contra jovens e adolescentes no Brasil é uma questão de extrema importância que requer esforços abrangentes e contínuos por parte da sociedade, do governo, das instituições e dos indivíduos.

“A ação policial desempenha um papel importante no combate ao assédio sexual praticado contra jovens e adolescentes em todo o Brasil. A segurança pública tem a responsabilidade de intervir e punir os agressores, bem como garantir a segurança e a proteção das vítimas”, disse o vereador, lembrando ainda que os policiais devem receber treinamento adequado sobre como lidar com casos de assédio sexual, especialmente quando envolvem jovens e adolescentes. Isso inclui saber acolher e apoiar as vítimas, coletar evidências de forma sensível e garantir que o processo seja conduzido com empatia e respeito.

Palmir Cleverson Franco
Assessor de comunicação do vereador