15.04.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro
Ronilço Guerreiro é um dos maiores incentivadores da educação em Campo Grande com diversos projetos, entre eles a Gibiteca, que há mais de 20 anos oferece leitura, entretenimento e cultura para a população através de livros e gibis. Mas nesta semana, o vereador ao ler uma matéria no site Midiamax sobre os 100 anos da construção da Casa de Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada na avenida Calógeras bem no centro de Campo Grande, comentou sobre o que sonha para o espaço.
“Quero primeiro deixar claro que não tenho nada contra a autoescola que ocupa o espaço, pois se está lá é porque alguém autorizou, mas não posso deixar de dizer que um espaço histórico e bonito como aquele deveria ser utilizado para outros meios, como a cultura e educação, por exemplo. Sempre passava na frente daquela casa e imaginava ali uma biblioteca e, porque não, uma Gibiteca central. Seria perfeito para aumentar o acesso das pessoas aos livros”, comentou o vereador.
Segundo a reportagem do site Midiamax, desde 2010 a Lei Complementar 161, que institui o plano de revitalização do centro, coloca a casa na relação de imóveis protegidos pelo município. Atualmente o imóvel está protegido pela Lei 341/2018 pelo Plano Diretor. Assim, o imóvel não pode ser alterado, destruído ou sofrer qualquer intervenção sem antes a aprovação da Prefeitura.
“Temos que proteger nossa história e mostrar para as pessoas o que realmente o imóvel significou para Campo Grande. Utilizando para educação e cultura, com certeza será visitado e poderá ter essa história contada. Mais uma vez digo, nada contra empresas entrarem lá, afinal é um imóvel particular, mas deveria ser utilizado para outros objetivos”, ressaltou.
“Vou buscar informações com os familiares de Arnaldo Estevão de Figueiredo. Caso no futuro queiram repensar o uso da casa, estarei à disposição para buscar meios de transformar o espaço num centro cultural e educativo”, comentou Guerreiro.
Atendimento
Durante esse período crítico da pandemia, a Câmara Municipal de Campo Grande decidiu restringir o acesso do público na Casa de Leis pelas próximas duas semanas. Com isso os vereadores não poderão realizar atendimentos nos gabinetes, mas Ronilço Guerreiro tem mantido uma rotina de atendimentos via seus canais digitais, entre eles o Gabinete Virtual e Gabinete de Rua.
No site www.souguerreiro.com tem o link para o Gabinete Virtual e no local a população pode relatar problemas nos bairros e buscar melhorias para a comunidade. Todo conteúdo é acompanhado diretamente pelo vereador que encaminha os pedidos para os órgãos responsáveis. Outro canal é o Gabinete de Rua que funciona pelo WhatsApp 99909-0019.
Jakson Pereira
Assessoria de Imprensa do Vereador