21.02.2025 · 11:05 · Vereador Ronilço Guerreiro
A situação do Transporte Coletivo de Campo Grande será investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito formada por vereadores da Capital. O requerimento para criação da CPI do Transporte Coletivo foi protocolado na Câmara Municipal e contou com o apoio do vereador Ronilço Guerreiro e outros 10 parlamentares.
Guerreiro ressaltou a importância de fazer uma avaliação profunda e urgente sobre a precariedade do transporte público na cidade. “Uma Capital com quase 1 milhão de habitantes não pode ter tantos problemas em seu transporte coletivo, com falta de ônibus, de linhas, ser ar-condicionado. Precisa oferecer um serviço digno para todos”, comentou Guerreiro.
A CPI tem como objetivo apurar o descumprimento de cláusulas contratuais por parte da concessionária Consórcio Guaicurus, além de verificar as medidas adotadas pela administração municipal para garantir o cumprimento do contrato. Outro ponto central da investigação será o não cumprimento do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG TC/2947/2020), que trata do equilíbrio econômico-financeiro da concessão, e a alteração na estrutura do consórcio, originalmente formado por quatro empresas.
Para o vereador Ronilço Guerreiro, a CPI representa um passo importante na fiscalização do transporte público e na busca por soluções para a população. “Ninguém pode negar que o sistema de transporte está à beira do colapso e nós vereadores temos a obrigação de fiscalizar, cobrar e dar respostas concretas para a sociedade. Vamos investigar a fundo esse contrato”, afirmou o vereador.
Além de Ronilço Guerreiro, também assinaram o Júnior Coringa (autor da proposta), Ana Portela (PL), Luiza Ribeiro (PT), André Salineiro (PL), Fábio Rocha (União Brasil), Flavio Cabo Almi (PSDB), Jean Ferreira (PT), Landmark (PT), Maicon Nogueira (PP), Rafael Tavares (PL) e Veterinário Francisco (União Brasil).
Assessoria de Imprensa do Vereador