05.12.2024 · 2:04 · Vereador Ronilço Guerreiro
Presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal, o vereador Ronilço Guerreiro protocolou uma emenda para criação da Fundação de Cultura na proposta para a reestruturação administrativa da Prefeitura de Campo Grande.
A iniciativa já foi formalizada para que seja inserida no novo organograma do Executivo Municipal e busca garantir mais autonomia e eficiência para a gestão cultural. Segundo Guerreiro, criar a fundação é essencial para articular melhor os recursos e promover políticas culturais amplas e bem estruturadas por técnicos especializados. A prefeitura, entretanto, terá um prazo para criação da Fundação.
Pela proposta apresentada aos vereadores pela prefeita Adriane Lopes, a Secretaria de Cultura e Turismo será extinguida, realocando a cultura para a Secretaria de Educação e o turismo para a Secretaria de Desenvolvimento. Para Guerreiro, essa reorganização não é a solução ideal, uma vez que a Educação já possui inúmeras responsabilidades e a Cultura precisa de atenção específica para se desenvolver de forma independente e estratégica.
“A cultura não pode ser jogada de um lado para o outro, precisa de valorização. A cultura gera empregos, tira crianças da rua e tem a necessidade de um plano municipal que contemple essas dimensões. Queremos melhorias para a cultura e fui surpreendido com essa proposta, mas vamos trabalhar para mudar”, comentou o vereador.
A proposta da Fundação de Cultura não gera impacto financeiro, pois não prevê a criação de novas vagas ou aumento na estrutura administrativa. O objetivo é dar mais autonomia à política cultural da cidade, ampliando editais e oportunidades para os fazedores de cultura e permitindo que projetos transformadores sejam implementados.
Para Ronilço Guerreiro, a cultura tem o poder de transformar a sociedade e levar inclusão a todas as regiões de Campo Grande. “Sempre digo que onde não há investimentos culturais, a violência vira espetáculo, por isso precisamos valorizar os artistas, criar editais e é necessária uma estrutura independente para desenvolver a cultura local”, disse o vereador.
Assessoria de Imprensa do Vereador