04.12.2024 · 10:46 · Vereador Ronilço Guerreiro
O vereador Ronilço Guerreiro apresentou uma proposta que visa democratizar o acesso à internet em espaços públicos da cidade. O projeto de lei institui o “Programa Wi-Fi Livre”, que disponibilizará sinal público gratuito em feiras, praças, parques e pontos turísticos, por meio de convênios e parcerias público-privadas, já está nas comissões permanentes.
A proposta busca fortalecer a inclusão digital, permitindo que cidadãos e turistas acessem a internet de maneira prática e gratuita através de dispositivos eletrônicos. De acordo com o texto, a iniciativa será implantada em pontos estratégicos da cidade, desde que haja viabilidade técnica, promovendo conectividade e acesso à informação para todos.
“Hoje a Internet é um item de primeira necessidade. É uma ferramenta para democratizar o conhecimento, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a educação, além de contribuir para a interação social e digital dos moradores de Campo Grande”, destacou Ronilço.
O projeto também prevê medidas para garantir a segurança e o uso ético do serviço. A proposta também quer garantir que seja proibido o acesso a conteúdo de pornografia, apologia ao crime ou materiais ilícitos, com o auxílio de programas específicos para bloquear esses tipos de sites.
“Essa é uma iniciativa que pretende unir esforços do poder público com a iniciativa privada, autorizando a Prefeitura a firmar contratos e parcerias para viabilizar a implementação do programa. Com isso, o custo será dividido entre os parceiros, potencializando a viabilidade do projeto”, destacou o vereador na justificativa do projeto.
Se aprovado, o “Programa Wi-Fi Livre” poderá transformar os espaços públicos da capital em polos de conectividade e interação, fomentando o turismo e a inclusão digital, além de atender às demandas por um ambiente urbano mais moderno e acessível. Para Ronilço Guerreiro, “este é um passo importante para transformar Campo Grande em uma cidade cada vez mais conectada e preparada para os desafios do futuro.”
Agora, o projeto será analisado pelas comissões responsáveis antes de seguir para votação em plenário.
Assessoria de Imprensa do Vereador