ícone whatsapp

Em audiência pública, Ronilço Guerreiro destaca importância dos psicólogos e assistentes sociais nas escolas

21.06.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro participou na manhã de hoje da audiência pública que debateu sobre a importância da presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede pública de Campo Grande. O vereador, que é psicólogo, destacou que todos os profissionais que trabalham na escola são educadores, pois são espelhos para os alunos.

“Precisamos pensar na educação como um todo, não somente as disciplinas como português ou matemática, mas o relacionamento interpessoal e intrapessoal. Muitas vezes os alunos chegam na escola carregados de crenças limitantes, com baixa autoestima e com problemas emocionais. Cabe ao professor identificar essas demandas e os profissionais de psicologia e assistência social fazerem o acompanhamento”, comentou Guerreiro.

Ronilço destacou ainda a questão emocional que hoje atinge muitos alunos, mas também o corpo de professores. “O psicólogo, além de atuar na saúde mental dos alunos, será um apoio muito grande para os professores. É importante cuidar de quem cuida e os professores cuidam, mas quem cuida dos professores neste momento? O psicólogo vai poder trabalhar saúde mental com dinâmicas de grupos, psicodrama, etc. Se tivéssemos psicólogos nas escolas quantas vidas seriam salvas do suicídio?”.

A discussão foi presidida pelo vereador Betinho e contou com representantes de classe, dos poderes públicos, educadores e a discussão foi sobre as leis 13.935/19, que dispõe sobre a prestação de serviço de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, e 14.113/20, que regulamenta o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Representando o Conselho Federal de Psicologia, Norma Celiane Cosmo, que é conselheira-secretária, destacou que a psicologia sempre esteve na educação. “Os conhecimentos da psicologia sempre foram buscados pela educação. Não é justo uma área do conhecimento de tanta importância ser acessada apenas por quem possa pagar por ela. Hoje, a psicologia está no sistema único de saúde, na política de assistência social, no judiciário, nos presídios, no trânsito. Estamos aqui para construir esse projeto e qualificar a nossa educação”, pontuou.

Atendimento

Durante esse período crítico da pandemia, a Câmara Municipal de Campo Grande decidiu restringir o acesso do público na Casa de Leis. Com isso os vereadores não poderão realizar atendimentos nos gabinetes, mas Ronilço Guerreiro tem mantido uma rotina de atendimentos via seus canais digitais, entre eles o Gabinete Virtual e Gabinete de Rua.

No site www.souguerreiro.com tem o link para o Gabinete Virtual e no local a população pode relatar problemas nos bairros e buscar melhorias para a comunidade. Todo conteúdo é acompanhado diretamente pelo vereador que encaminha os pedidos para os órgãos responsáveis. Outro canal é o Gabinete de Rua que funciona pelo WhatsApp 99909-0019.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador