ícone whatsapp

De autoria do vereador Ronilço Guerreiro, projeto de fomento às bibliotecas comunitárias é vetado pelo Executivo Municipal

12.03.2025 · 11:49 · Vereador Ronilço Guerreiro

Será votado na sessão de amanhã o veto total do Projeto de Lei que institui o Programa de Fomento às Bibliotecas Comunitárias no município. Nesta quarta-feira (12), Dia do Bibliotecário, Guerreiro recebeu a informação sobre o veto e lamentou destacando a importância da proposta.

“Fico triste com o veto, pois esse projeto tinha o objetivo de garantir apoio financeiro a bibliotecas comunitárias por meio de editais públicos, incentivando projetos culturais e promovendo o acesso à leitura em regiões vulneráveis. Além disso, previa a destinação de recursos para a manutenção desses espaços, incluindo a contratação de profissionais, aquisição de acervo, realização de atividades culturais e melhorias na infraestrutura”, comentou o vereador.

De acordo com a justificativa do PL, a proposta ainda permitiria que coletivos culturais, com pelo menos três anos de atuação, concorressem a incentivos financeiros, ampliando a democratização do acesso ao conhecimento.

“As bibliotecas comunitárias são espaços de resistência cultural e inclusão social. Elas promovem não apenas a leitura, mas também o desenvolvimento de atividades artísticas, educativas e de cidadania. Acredito que vetar totalmente a proposta tira a oportunidade de promover a cultura, incentivo à leitura e a arte nos bairros”, afirmou o vereador Ronilço Guerreiro.

Assessoria de Imprensa do Vereador