27.03.2025 · 12:50 · Vereador Rafael Tavares
Nesta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou um requerimento que solicita informações detalhadas à Santa Casa sobre sua situação financeira, operacional e geográfica.
A proposta foi feita pelo vereador Rafael Tavares (PL), que também está trabalhando para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o intuito de investigar a crise enfrentada pela Santa Casa, o maior e mais importante hospital do Estado de Mato Grosso do Sul.
O requerimento de Tavares recebeu 23 votos favoráveis e nenhum contrário.
O documento pede que a Santa Casa forneça informações sobre sua situação financeira, incluindo balanços e relatórios de gestão, detalhando os repasses recebidos nos últimos 12 meses.
Além disso, o requerimento pede uma lista completa dos valores judicializados a serem recebidos e dados sobre a distribuição geográfica dos pacientes atendidos no hospital. Também são solicitadas informações sobre a folha de pagamento, o estoque de medicamentos e insumos.
O pedido aprovado pelos vereadores inclui ainda dados sobre os custos operacionais médios, o número de leitos disponíveis, a taxa de ocupação, a produção hospitalar e qualquer informação sobre a redução ou paralisação de serviços.
Na justificativa do requerimento, Rafael Tavares destacou a importância da Santa Casa para o sistema de saúde pública do estado, enfatizando a necessidade de obter informações claras sobre as fontes de demanda e os repasses ao hospital, bem como como esses recursos estão sendo utilizados.
O objetivo, segundo Tavares, é proporcionar à Câmara dados técnicos e objetivos, possibilitando ações conjuntas com outros entes federativos e, se necessário, adotar medidas de apoio, transparência e até responsabilização.
Foto: Izaias Medeiros
Assessoria de Imprensa do Vereador